Casas de famílias em situação de vulnerabilidade social e de protetores independentes de animais, em Maceió, recebem visitas de veterinários para atendimento gratuito, por meio da Secretaria do Bem-Estar Animal (SEBEMA).
A iniciativa faz parte do serviço municipal de visitas técnicas e atendimento porta a porta, previamente agendados através da central de atendimento do órgão. A ação beneficia, em média, de 8 a 10 famílias por semana.
Critérios
O serviço é oferecido exclusivamente a pessoas que se enquadram em critérios específicos, como vulnerabilidade social, dificuldade de locomoção, e lares que abrigam 10 ou mais animais.
Embora a lei preveja fiscalização, a Secretaria atua apenas com caráter de apoio, sem viés punitivo, prestando assistência médico-veterinária gratuita e promovendo o bem-estar animal e social.
O primeiro passo para ter acesso ao atendimento domiciliar é entrar em contato pelo WhatsApp 82 98752-6505. Durante o atendimento, a equipe técnica realiza uma triagem social e técnica.
Sem fiscalização
“Não temos caráter fiscalizatório. Nosso foco é o cuidado. O foco não é só o animal”, destacou o veterinário chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Mailan Maia.
Para quem não se enquadra nos critérios do atendimento domiciliar, a Prefeitura garante atendimento gratuito, de segunda a sábado, das 8h às 16h (exceto feriados), na Unidade de Vigilância de Zoonoses.
Além disso, programas itinerantes como o Saúde Pet, o Saúde da Gente e o Brota na Grota também oferecem consultas gratuitas em diferentes pontos da cidade.