Maceió, AL

30°C
Clear sky

JHC prestigia desfile da Beija-Flor: “Mostra Maceió para o mundo”

Escola é uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro e levou a cultura da capital para a Marquês de Sapucaí
JHC: "Sem dúvidas, esse momento marcará a história da nossa querida Maceió, refletindo positivamente no turismo e na nossa economia" (foto: Itawi Albuquerque)

Pela primeira vez na história, Maceió foi tema de samba-enredo de uma escola de samba no Rio de Janeiro. Na noite desse domingo (11), a Beija-Flor de Nilópolis levou a capital alagoana para a Marquês de Sapucaí com o tema: “Um delírio de Carnaval de Maceió de Rás Gonguila”.

O prefeito JHC prestigiou o desfile acompanhado da primeira-dama Marina Candia.

PUBLICIDADE


“Esse desfile representa o resgate da nossa cultura, da nossa história, mostrando Maceió não só para o Brasil, mas para o mundo. O desfile passa em quase 200 países, levando nossas tradições e nossas belezas. Sem dúvidas, esse momento marcará a história da nossa querida Maceió, refletindo positivamente no turismo e na nossa economia”, destacou o prefeito.

O enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco João Victor Araújo, que contou a história de Rás Gonguila, engraxate que nasceu como Benedito dos Santos, em meados do início do século passado, em Maceió.

LEIA TAMBÉM: Rei do Carnaval: conheça a história de Rás Gonguila, o homenageado da Beija-Flor

Os relatos mais antigos sobre Rás Gonguila remetem à década de 1930, quando fundou a agremiação Cavaleiro dos Montes, que fez história na capital alagoana.

Como engraxate, Gonguila ganhava a vida trabalhando com sua cadeira estacionada nas proximidades do Café do Cupertino, no Ponto Central de Maceió. E foi justamente isso que o ajudou a ser figura importante do carnaval alagoano.

Desfile

O público que foi prestigiar a primeira noite de desfiles do Rio de Janeiro pode conhecer, além da história de Rás Gonguilla, a cultura de Maceió. Os carros alegóricos levaram a renda, os folguedos e a tradição da capital alagoana para a Sapucaí.

Beija-Flor foi a segunda escola a desfilar na Marquês de Sapucaí (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Mais de três mil pessoas participaram da apresentação, entre eles, os filhos de Rás Gonguilla, influenciadores digitais alagoanos, o cineasta Cacá Diegues, e as rendeiras do Pontal da Barra.

A Beija-Flor de Nilópolis é uma das escolas mais tradicionais do Rio de Janeiro. Com a cultura alagoana em destaque, a escola espera conquistar o 15º título da história.

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro contam com transmissão ao vivo da TV Globo e cobertura de mais de 150 veículos de comunicação do Brasil e do mundo.

Trade turístico comemora

Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Gabriel Cedrim destacou o quanto o desfile vai contribuir para o turismo em Alagoas.

“Foi uma grande honra e satisfação para Maceió ser o tema do enredo da escola de samba Beija-Flor para o Carnaval de 2024. É uma oportunidade única de promover nossa cidade e atrair ainda mais turistas, fortalecendo assim nossa indústria hoteleira e turística. A ABIH Alagoas está à disposição para colaborar e apoiar todas as iniciativas que contribuam para o sucesso desse enredo e para o crescimento do turismo em nossa região”, disse.

Carros alegóricos destacaram a produção artesanal maceioense (foto: Itawi Albuquerque)

Bom para o trade turístico e bom também para o setor gastronômico. De acordo com Marcus Batalha, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel – AL), ter Maceió no enredo da Beija-Flor reconhece o potencial turístico e cultural da cidade.

“Isso não apenas atrai a atenção para as belezas naturais e históricas de Maceió, mas também impulsiona o turismo e a gastronomia, colocando-a no mapa como um destino imperdível para os amantes do Carnaval e para os viajantes em busca de experiências únicas”, ressaltou.