Maceió, AL

30°C
Clear sky

‘Jaraguá Folia’ anima o bairro histórico na noite desta sexta (2), em Maceió

Mais de cem agremiações carnavalescas vão animar os foliões presentes na Rua Sá e Albuquerque
Polícia Militar de Alagoas (PMAL) vai reforçar o policiamento em Jaraguá para garantir um ambiente de paz, festa e encontro das famílias (fotos: Alexandre Teixeira)

O Jaraguá Folia tem início às 19 horas desta sexta-feira (2), na Rua Sá e Albuquerque. Mais de cem agremiações carnavalescas vão desfilar pelo bairro histórico de Maceió. São esperados cerca de 50 mil foliões.

Iniciado em 2001 como uma iniciativa para revitalizar as atividades de bares e restaurantes e com apenas 10 blocos carnavalescos, o Jaraguá Folia cresceu exponencialmente.

PUBLICIDADE


A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância do evento para o cenário carnavalesco alagoano.

“O Jaraguá Folia se tornou um marco no calendário festivo, não apenas por sua grandiosidade, mas também por sua capacidade de unir a comunidade em torno da celebração da cultura. É uma festa que não só preserva as tradições locais, mas também impulsiona a economia criativa, promovendo a cultura alagoana de maneira única”, destacou a secretária, reafirmando o apoio do Governo do Estado ao evento.

Para o diretor da Liga Carnavalesca de Maceió e criador do Jaraguá Folia, o jornalista e historiador Edberto Ticianeli, uma das fortes características da festa é que o foco do evento está no espetáculo.

“A maior atração é o desfile de blocos. Acho até que não deveria ter ninguém como assistente dos desfiles; deveriam estar todos desfilando”, disse.

Mais de cem blocos carnavalescos devem desfilar pelas ruas do histórico bairro de Jaraguá

O Governo do Estado informou que a Polícia Militar de Alagoas (PMAL) vai reforçar o policiamento em Jaraguá para garantir um ambiente de paz, festa e encontro das famílias.

“Além disso, uma equipe de apoio está em ação para garantir a fluidez dos desfiles, contribuindo para a organização do evento”, informou.