Maceió, AL

30°C
Clear sky

Incentivo à leitura e à reciclagem, em escolas públicas de Maceió

Professores apostam em projetos inovadores para estimula pensamento crítico e desenvolvimento de seus alunos
Garota lê livro em escola da rede de ensino de Maceió: incentivo em sala de aula

Eduarda Rocha, de 11 anos, tem desenvolvido seu pensamento crítico graças ao projeto Recriar o Paraíso Agora, que aposta na sustentabilidade.

“É muito divertido e a nossa turma começou a entender a importância de não descartar tanto lixo. Começamos a transformar ele em coisas lindas”, revelou.

PUBLICIDADE


A garota está matriculada no 4° ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Bezerra Nunes, que fica no bairro de Mangabeiras.

E é justamente em sala de aula que ela aprende a reduzir, reciclar e reutilizar o lixo, através de disciplinas como arte, matemática e língua portuguesa.

O projeto é iniciativa da professora Djenane Costa D’Oliveira, segundo a qual os alunos transformam lixo em luxo, utilizando produtos descartáveis.

“Hoje, os resíduos plásticos que não teriam mais valor são transformados pelos nossos alunos em arte”, explicou Djenane, feliz com o engajamento da turma.

Incentivo à leitura

Na Escola Major Bonifácio, na Gruta, a iniciativa que tem feito a diferença é o projeto de Leitura, que promove o gosto pela literatura através da leitura de forma lúdica.

As crianças levam os livros para casa e, após o contato com a história junto à família, retornam à sala de aula para realizar uma leitura com a turma.

O projeto surgiu da observação da professora Edileusa Laurindo de que os alunos não demonstravam muito interesse quando tinham contato com os textos.

A partir da mudança na dinâmica de leitura, eles começaram a demonstrar mais prazer e vontade de conhecer novos livros.

“As crianças começaram a entender mais o que estavam lendo, conhecendo novas palavras e descobrindo seus significados”, explicou a professora.

Empreendedorismo

O projeto  Vidas Que Inspiram, desenvolvido na Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no Pontal da Barra, é outro destaque na rede municipal.

A iniciativa foi implementada pelo professor Dilson Costa e pelo aluno da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Moisés de Oliveira.

O estudante tinha uma peixaria no bairro em que a escola está localizada e começou a participar do projeto de vida proposto pela instituição.

O objetivo é estimular os alunos a desenvolverem um pensamento empreendedor de projeção do seu presente, enquanto criam uma rede de apoio com os colegas de turma.

A partir das atividades propostas e do suporte que teve em sala de aula, Moisés conseguiu alavancar o seu negócio e passou a atrair mais clientes, mudando sua realidade aos poucos, como relatou o estudante.

“Participar do projeto de vida foi a chave de virada do meu negócio. Quando comecei a estudar na escola eu já tinha a peixaria, mas foi a partir das atividades que eu comecei a pensar formas de levantar o meu negócio e refletir aonde eu queria chegar”, ressaltou.