O Hospital Escola Portugal Ramalho, em Maceió, recebeu, nessa quinta-feira (01), uniformes que serão transformados em peças de vestuário para pessoas assistidas pela unidade de saúde. A doação foi realizada pela Equatorial Alagoas, por meio de termo de parceria firmado entre as instituições.
Os fardamentos, que eram usados pelos eletricistas da distribuidora, serão direcionados ao ateliê do Hospital Escola, que produzirá os novos itens. A unidade é referência no atendimento e assistência a pacientes psiquiátricos no Estado. Ao todo, foram entregues 430 uniformes.
“Essa doação da Equatorial é muito importante, principalmente nesse período que estamos com uma carência muito grande de enxoval para atender às necessidades dos nossos pacientes. Por isso, quero agradecer a empresa por esse olhar sensível e humano para esse hospital que desempenha um papel extremamente relevante para o estado de Alagoas”, disse a coordenadora do setor de rouparia do Portugal Ramalho, Rhuana Nunes.
Sustentabilidade e segurança
Com o objetivo de garantir a segurança de colaboradores e prestadores de serviço, especialmente aqueles que executam atividades operacionais em campo, a Equatorial Alagoas realiza a renovação dos fardamentos dos eletricistas de maneira periódica.
Todas as peças são confeccionadas a partir do brim, que é um tipo de tecido muito resistente composto por algodão e amplamente utilizado para a produção de calças, bermudas e artesanato em geral. Assim, o material que seria descartado é reaproveitado e transformado em novos produtos.
“Essa é uma iniciativa que reitera o compromisso social da Equatorial com Alagoas. Além de realizar a destinação correta de resíduos têxteis, ajuda na manutenção de projetos que transformam vidas. A Equatorial Alagoas não se limita a distribuir energia elétrica e busca fazer a diferença nas comunidades em que atua”, afirmou a executiva de Comunicação e Marketing da concessionária, Isa Mendonça.
ODS
O reaproveitamento dos uniformes dos eletricistas da Equatorial Alagoas é uma prática antiga da Distribuidora, e iniciou ainda em 2021, por meio da doação dos fardamentos para o ateliê da Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), que se tornou a primeira instituição parceira do projeto.
A concessionária ressalta que a iniciativa contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o ODS número 12, “Consumo e Produção Responsáveis”, ao associar o desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e, sobretudo, renováveis.