Todas as segundas-feiras, jornalistas, radialistas e publicitários alagoanos se reúnem para jogar futebol no Racha da Comunicação, na Arena Carajás, bairro do Ouro Preto, em Maceió. Esta semana, eles se uniram para uma partida no campo da solidariedade. Promoveram uma campanha para auxiliar o jornalista Júlio César, que teve a casa alagada no domingo (3), em Fernão Velho.
“A água invadiu a parte baixa daqui de Fernão Velho e muitas famílias foram prejudicadas. Lá em casa, por exemplo, a água chegou na canela, perdi geladeira, gela-água, rack, guarda-roupa, entre outros bens materiais. Sem contar a parede da casa, que ficou toda danificada. Ainda queimou o disco de embreagem da minha moto”, recorda Júlio, que no Racha da Comunicação assume a posição de goleiro.
O jornalista Nigel Santana, um dos organizadores do Racha da Comunicação, recorda como ficou sabendo dos danos causados à casa do amigo e de como surgiu a ideia de promover a campanha solidária.
“Foi uma coisa muito rápida, a gente tinha aberto a lista (no grupo de WhatsApp) para participar do racha de segunda-feira e eu o marquei. Aí ele respondeu: ‘Vou não, gente. Perdi tudo aqui na enchente’. Então todos se colocaram à disposição e começaram a fazer as transferências por meio de PIX”, recorda Nigel.
Amigos do Sistema Pajuçara de Comunicação, onde Júlio trabalha, também realizaram uma campanha interna e colaboraram.
“Sou muito grato ao grandioso Deus e grato a todos que vêm sendo solidários, orando por todas as vítimas e contribuindo de qualquer forma. Foi realmente um gesto muito solidário e de grande coração. Nunca vou esquecer da ajuda de toda a galera”, agradece Júlio.
A campanha permanece ativa. A transferência de qualquer valor pode ser feita por meio de PIX: 82 9 9986 9889, conta do banco Bradesco em nome de Júlio César Oliveira da Silva.
“O Júlio é muito engajado na comunidade onde mora, então, além de estar precisando, ele também ajuda as pessoas que perderam tudo ou foram afetadas de alguma forma”, acrescenta Nigel.