O gari José Carlos faz questão de orientar a população. “Quando vem alguém colocar lixo, eu já peço para colocar no carrinho para não sujar o chão”, explica.
Ele faz parte do time das mais de 100 pessoas que trabalham na limpeza da orla lagunar, no Vergel. São garis, operadores de máquinas e fiscais.
Eles são responsáveis pela capinação, poda, coleta de resíduos naquela região, de onde a Prefeitura já coletou, numa única limpeza, mais de 50 toneladas de lixo.
Diariamente, são quase 10 toneladas de resíduos coletados, segundo dados da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).
A população que vive na região também é conscientizada sobre a importância de se manter a região limpa e de se colocar resíduos em locais adequados.
O trabalho de limpeza é feito num trecho de dois quilômetros de extensão, entre a foz do Canal da Levada e o Parque da Lagoa, onde fica a chamada “Rua Aberta”.
A orla lagunar tem cerca de 5 quilômetros de extensão e foi dividida em 10 trechos de 500 metros, que estão recebendo obras e melhorias.
Atualmente, a Prefeitura trabalha no quarto trecho, que tem previsão de finalização para este mês.