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Festejos juninos em Maceió devem movimentar mais de R$ 350 milhões

Expectativa é do Sebrae, que aponta planejamento e estratégias de marketing como essenciais para garantir boas vendas
Período festivo começa nesta semana, com as comemorações de Santo Antônio, padroeiro dos namorados e continua com São João e São Pedro (foto: Agência Sebrae)

Os festejos juninos em Maceió devem movimentar mais de R$ 350 milhões. A expectativa é do Sebrae Alagoas. O período é ideal para empreendedores incrementarem suas receitas e fortalecerem seus negócios.

“Em 2022, a estimativa de movimentação econômica em Maceió foi de R$ 100 milhões. Em 2023, essa estimativa saltou para R$ 351 milhões. Para 2024, esperamos que esse valor aumente ainda mais”, afirmou Gilson Borges, analista do Sebrae Alagoas.

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Ele ressalta a importância do planejamento e da estratégia de marketing para aproveitar ao máximo as festas juninas.

“Os principais segmentos impactados são vestuário, acessórios e culinária regional. Muitos empreendedores adaptam seus produtos para incorporar alimentos típicos das festas juninas, como o milho. É essencial começar a se preparar com antecedência, no mínimo 45 dias antes. Estratégias de marketing digital, logística, operação e estoque devem ser planejadas com cuidado para atender à demanda”, recomenda o consultor.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, em 2023, as celebrações neste período mobilizaram cerca de 26,2 milhões de pessoas e geraram R$ 6 bilhões em receitas em todas as regiões do país.

Dia dos Namorados

Joelma Calheiros e seu filho Allan, que administram uma loja de presentes e uma marca de produtos autorais, estão entre os muitos empreendedores que se preparam para aproveitar as oportunidades oferecidas pelas festividades juninas.

Eles desenvolvem campanhas especiais que conectam emocionalmente com seus clientes, focando principalmente no Dia dos Namorados, comemorado nesta quarta-feira (12).

“Para cada campanha de marketing que desenvolvemos ao longo do ano, construímos um conceito significativo que ressoe com nossas clientes. No Dia dos Namorados de 2024, enfatizamos relacionamentos duradouros com a frase: ‘É lindo, tudo o que nosso amor tem construído.’ A partir daí, desenvolvemos as estampas dos presentes, as cores, as simbologias e as embalagens. Mais do que presentes, nossos clientes buscam por emoções e a Mimorável consegue criar essas conexões através da arte, de forma genuína,” explica Joelma.

Joelma também destaca o impacto positivo dessas datas comemorativas nas vendas.

“Temos diversas campanhas ao longo dos meses, todas envolvendo emoções e conexões humanas. Nossa campanha do Dia da Mulher, por exemplo, quase se igualou às vendas do Natal, que continua sendo nossa principal data em volume de negócios. Então, essas comemorações sazonais são sempre uma grande oportunidade. Prevemos um aumento das vendas em torno de 30%”, completa.

Decoração

Ericka Viana, dona de uma confeitaria no bairro do Graciliano Ramos, parte alta de Maceió, também investiu na decoração de sua loja para as festas juninas e intensificou suas ações nas redes sociais com postagens temáticas.

Além dos tradicionais bolos e docinhos, ela passou a oferecer comidas típicas, como canjica e bolo de milho, atraindo a atenção dos clientes.

“Nós nos preparamos com antecedência, tanto para o Dia dos namorados, quanto para o São João e São Pedro, já que esse período registra sempre uma grande procura do público, por isso promovemos ações que chamem atenção dos consumidores”, destacou Ericka.

Inovação também é ponto importante para se sobressair no mercado. Maria Angelica Bittencourt, proprietária do Crepe da Tia, inovou e criou o crepe de milho verde com a massa feita dessa matéria-prima tão brasileira e nordestina.

“A estratégia que estamos usando é oferecer o produto aos nossos clientes desde março. Quando vamos realizar um evento levamos o crepe de milho para degustação já pensando no mês de junho e a estratégia tem dado muito certo. Temos tido um retorno muito bom e já estamos registrando um acréscimo de 70% nas vendas”, afirmou.

Com tantos empreendedores se adaptando e inovando para as festividades juninas, o período junino promete não só aquecer os corações, mas também a economia local, fortalecendo o empreendedorismo em Alagoas.

Com Agência Sebrae

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