A Festa Literária do Vergel do Lago (Flivergel) começa quinta-feira (28) e vai até sábado (30) com um tema central: alagoanidade. As atividades serão concentradas na Escola Rui Palmeira.
A abertura está prevista para às 18h30 com mesa temática sobre “O manifesto do sururu na sociedade digital”, que será abordado pelo profesor Edson Bezerra.
No dia seguinte, haverá palestras com as promotora de Justiça Karla Padilha e Vânia Cavalcanti sobre funções essenciais à Justiça e direitos das crianças.
Virginia Miller aborda a ocupação da Braskem em Maceió e suas consequências. O cientista José Geraldo Marques e o economista Elias Fragoso também palestram.
O empreendedorismo social é assunto a ser abordado pelo atual secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, e pela empreendedora Lisania Pereira.
Ainda na sexta-feira, o historiador alagoano Zezito Araújo palestra sobre a República dos Palmares. No sábado (30), estão previstas três mesas redondas.
‘Brasil, 200 anos de independência’ é o tema da palestra do historiador e juiz Claudemiro Avelino. “Como me descobri poeta” é a palestra de Miriam Monte.
No sábado à tarde, Miriam Monte, Jé Pereira (deputada estadual) e Iana, da Central Única das Favelas (CUFA), discutem a participação da mulher na política.
O professor Edson Bezerra é o homenageado da Flivergel. Ele será entrevistado pelos jornalistas Rodrigo Cavalcante, Marcos Rodrigues, Mailson Honorato e Isadora Padilha.