Maceió, AL

30°C
Clear sky

Feira de Inovações e Ciências é atração na 1ª edição do Educar é Massa

Equipe  socioambiental do Projeto Renasce Salgadinho também participou, na manhã desta quarta-feira (23), do Educar é Massa
Educar é Massa reúne práticas exitosas desenvolvidas nas escolas públicas municipais, além de ofertar oficinas inclusivas, palestras, apresentações culturais e feira literária, em Jaraguá (foto: divulgação)

Reunindo projetos criados pelos alunos com o intuito de trabalhar com a construção prática de conhecimentos aprendidos em sala de aula, a Feira de Inovações e Ciências é uma das atrações da 1ª edição do Educar é Massa. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC),

Produção de artesanato, espaços interativos e compartilhamento de conhecimentos foram algumas das experiências apresentadas no primeiro dia da Feira de Inovações e Ciências.

PUBLICIDADE


A Escola Municipal Padre Brandão Lima, que fica na Cidade Universitária, apresentou o projeto interdisciplinar, que a partir da fabricação da cola artesanal, pode trabalhar diversas disciplinas.

“Nós trabalhamos geografia, matemática, artes plásticas e uma gama de disciplinas. Fizemos uma oficina de geografia, com a produção do globo terrestre, oficina de formas espaciais com a construção do cubo e oficina de colagem com papelão. Então uma coisa simples faz com que o aluno tenha uma visão mais ampla”, ressaltou a professora do 5º ano Valdinete Ramalho dos Santos.

Algumas práticas ambientais também foram apresentadas no Educar é Massa. Os alunos do primeiro e segundo ano Escola Municipal César Augusto de Oliveira, localizada no Santos Dumont, produziram brinquedos através de materiais que iriam para o lixo.

Segundo a professora Gilvânia Domingos de Melo, a atividade é muito enriquecedora para os pequenos.

“Os alunos trouxeram garrafas, tampinhas de casa e a partir dos materiais que a gente fez nós trabalhamos jogos matemáticos e de língua portuguesa, além de matérias de artesanato, que serviram para mostrar o lado sustentável, pois tem muita gente que trabalha e se sustenta com os materiais recicláveis”, revelou.

Parceria

O Sebrae, parceiro da Semed, trouxe um espaço com realidade virtual que atraiu muitos estudantes, como o Nicolas Micael, aluno da Escola Municipal Luiz Pedro.

“Foi uma experiência muito boa. A pessoa pode interagir com o jogo. Eu gostei e é muito importante poder ver coisas novas”, afirmou.

O Educar é Massa reúne práticas exitosas desenvolvidas nas escolas públicas municipais, além de ofertar oficinas inclusivas, palestras, apresentações culturais, feira literária, entre outras atividades.

O evento, que acontece nas ruas do bairro Jaraguá, se encerra nesta quarta-feira (23), sendo aberto a toda a comunidade.

Renasce Salgadinho

Com o objetivo de ampliar o ensino da educação ambiental para outras escolas da rede municipal, que não estão dentro da área de influência da obra, a equipe  socioambiental do Projeto Renasce Salgadinho também participou, na manhã desta quarta-feira (23), do Educar é Massa.

Entre as atividades desenvolvidas, os pequenos aprenderam a separar e como deve ser o descarte correto dos resíduos. Ao todo, mais de 150 crianças estiveram no stand e puderam aprender mais sobre como deve ser o cuidado com o meio ambiente.

Pequenos aprenderam a separar e como deve ser o descarte correto dos resíduos (foto: Juliete Santos)

Samuel Ferreira, de 10 anos, que estuda na Escola Cícera Lucimar de Sena Santos explicou o que aprendeu na atividade e mandou um recado para quem não cuida do meio ambiente. “Eu aprendi que precisamos jogar o lixo no lugar certo, que precisamos separar e o mais importante, que não podemos jogar na rua. Cuidamos do meio ambiente para evitarmos doenças e ter um mundo melhor”, disse.