A Prefeitura de Maceió implantou uma faixa verde na Avenida Silvio Carlos Viana, na praia de Ponta Verde, para aumentar o espaço da calçada. O objetivo da intervenção é garantir melhores condições de segurança aos pedestres, protegendo quem anda e prática atividades físicas pela área.
Para implantar a faixa, equipes da Superintendência de Transportes (SMTT) ouviram relatos de maceioenses e turistas sobre o quanto a medida auxiliaria na segurança dos pedestres. A partir daí, adotou-se a estratégia de definição da faixa, que é de baixo custo e melhora a acessibilidade das pessoas.
“A pintura da faixa é mais um elemento para reforçar que o local deve ser utilizado pelos pedestres. Esse tipo de sinalização já é utilizada em outros locais do Brasil. Nossa intenção é termos mais espaços para a circulação a pé em outros locais de Maceió.”, explica André Costa, superintendente da SMTT
O diretor de Operações de Mobilidade, Coronel Cícero Silva, lembra que estacionar ou trafegar sobre as faixas verdes é considerada infração de trânsito. As punições variam de leve a gravíssima com multas que variam de R$ 88,38 e três pontos na carteira até R$ 880,41 mais 7 pontos na habilitação.