A Associação de Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas (AOBAL) promove, até este domingo (16), a 31º Exposição de Orquídeas e Bromélias. O evento foi aberto na quinta-feira (13), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Maceió, e conta com oficinas, palestras e vendas. O acesso é gratuito.
“Esse é um momento pra gente se reunir, trocar experiências, trazer as nossas plantas para expor. Temos palestras, que ensinam o cultivo desde o básico até o avançado. As vendas ocorrem por meio de três orquidários convidados, vindos do Rio de Janeiro e São Paulo. Os associados também instalam suas tendas e vendem plantas em geral, cactos, vasos de barro e utensílios para você cultivar as orquídeas e todo tipo de planta”, cita a diretora técnica da AOBAL, Janúsia Cabral.
E foi numa dessas exposições, há cerca de dez anos, que ela se apaixonou pelas orquídeas e bromélias. O amor pelas plantas se enraizou, floriu e a fez agrônoma e gestora ambiental.
“Virou o meu comércio! Hoje trabalho com plantas. Sou empresária, tenho um garden (loja) e tudo surgiu daqui”, revela.
Vendas
Reinaldo Martins é de São Paulo. É dono de um dos orquidários que participam da exposição. Está animado com as vendas. Espera que sejam maiores do que as do ano passado, ainda afetadas pela pandemia.
“A expectativa é boa, apesar de toda a dificuldade que tivemos com a pandemia. Aos poucos o setor está se recuperando. Acho que esse ano vamos voltar à normalidade. Espero vender mais do que no ano passado, que não foi ruim, mas ainda ficou aquém. Espero que cresça 100%, mas com 20% já estou contente”, revela Martins.
“Como meu setor é de eventos, simplesmente morreu nessa época da pandemia. Então ainda tenho sequelas da Covid, sem ter pegado a doença. Mas a gente recupera: cai aqui e levanta ali”, diz, otimista, o vendedor.
E se depender de dona Nancy dos Santos, as vendas estão garantidas. Ela não perde uma edição da Exposição de Orquídeas e Bromélias.
“Estou achando tudo muito lindo. Minha paixão são essas plantas. Toda vez que tem exposição, eu venho. Sou apaixonada e minha casa tá sempre florida”, conta.