Maceió, AL

30°C
Clear sky

Estudantes recebem livros para leitura com apoio de familiares

Projeto VaLer, da Secretaria de Educação de Maceió, incentiva leitura entre estudantes de turmas da educação infantil
Natália, de 8 anos, vai contar com ajuda dos familiares para leitura de livros

Natália Silva, de 8 anos, aluna da creche Pompeu Sarmento, é pura felicidade com seu pacote de livros, todos viabilizados pelo projeto VaLer a Pena, da Secretaria de Educação de Maceió.

Ela disse que sua família vai lhe ajudar com a leitura. “Amo ouvir histórias, a minha favorita é sobre princesas, bruxas, magia. Eu gosto de estudar, brincar e me divertir”, disse.

PUBLICIDADE


Laís Catarina, de 9 anos, e que ainda está aprendendo a ler, comentou que vai contar com ajuda da tia para ler os livros infantis recebidos. Também ama livros sobre princesas.

O projeto VaLer está em unidades de ensino municipais da capital alagoana onde são realizadas festas literários entre alunos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos.

Os alunos recebem kits contendo livros. E o objetivo é um só: incentivá-los à leitura desde cedo. Os livros também são inseridos em momentos de contação de histórias.

“A ideia é que o livro seja um brinquedo constitutivo para o desenvolvimento integral dessa criança”, explica a coordenadora da creche Pompeu Sarmento, Ana Cristina Souza.

Projeto VaLER a Pena

O projeto VaLER a Pena foi idealizado pela professora e coordenadora do setor de Bibliotecas da Semed, Simone Souza, e tem o objetivo de despertar o gosto pela leitura.

Cada aluno recebe um kit com quatro livros de diferentes gêneros e leva para a casa para estimular a leitura entre o aluno e a família.

O projeto é voltado à Educação Infantil e estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.