Maceió, AL

30°C
Clear sky

Estudantes de escolas municipais são premiados em concurso de redação

Em sua 10ª edição, iniciativa foi promovida pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal)
Foram premiadas as melhores redações de cada escola; os três primeiros de cada unidade de ensino receberam mochilas e kits escolares (foto: Mariel Matias)

A 10ª Edição do Concurso de Redação, promovido nesta sexta-feira (20), pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), premiou 18 estudantes de seis escolas da rede pública municipal de ensino.

O estudante da Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no bairro Pontal da Barra, Matheus Henrique, ficou em primeiro lugar com a média 9.

PUBLICIDADE


Ele garantiu que gostou de ter participado do concurso e revelou que se esforçou bastante.

“Trabalhei o tema sobre o preconceito e a homofobia contra os LGBTs e a violência contra a mulher. Aprendi sobre vários outros temas”, revelou.

A diretora da Escola Municipal João Sampaio, que obteve a maior nota, Adriana Firmino, disse que participar do concurso e sua escola ter obtido a maior média, entre as seis, foi motivo de felicidade.

“É uma alegria perceber que os nossos alunos a cada dia estão evoluindo. A melhoria dos alunos para mim é imensurável, isso significa dizer que a educação está cada vez melhor”, concluiu.

A diretora especializada de gestão educacional da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), Juliana Caeht, que representou a secretária Jó Pereira na premiação, elogiou o programa e disse que ele promove a cidadania e transforma a sociedade.

“Estou muito emocionada. Tenho muita satisfação em participar de um momento tão rico como esse. O programa promove oportunidade e experiência de momentos ricos como o que ocorreu durante o desenvolvimento do projeto. Eles tiveram espaços para discutir seus direitos e deveres e é assim que se constrói cidadania, com oportunidade e conhecimento, fortalecendo e transformando a nossa sociedade”, afirmou Juliana.

A iniciativa é do Programa Cidadania e Justiça na Escola, que tem como objetivo desenvolver um trabalho que contribui para a formação da cidadania de crianças e adolescentes.

A cerimônia de premiação contou com a participação da coordenadora do Programa Cidadania e Justiça na Escola, Doutora Carolina Valões; do secretário executivo da Esmal, Rafael Albuquerque; do representante da ONG Maceió Voluntário, Maristela Pozitano; além de representantes das secretarias municipal e estadual de Educação.

Concurso

O 10º Concurso de Redação teve como tema “Sou Cidadão (ã): Conheço, debato e exerço os meus direitos e deveres em sociedade”.

O programa também trabalhou outros assuntos dentro da temática principal como subtemas referente às relações de gênero e violência cotidiana, estatuo da pessoa idosa, bullying, violência sexual, entre vários outros assuntos ligados à cidadania e meio ambiente.

As redações foram selecionadas levando-se em consideração os critérios como adequação ao tema, clareza, objetividade, escrita e gramática.

Foram premiadas as melhores redações de cada escola. Os três primeiros de cada unidade de ensino receberam mochilas e kits escolares. O primeiro lugar de cada escola recebeu um tablet.

Tanto o diretor da escola que obteve a maior média geral, quanto o professor orientador receberam um tablet.

A unidade de ensino que obteve a maior nota da rede pública municipal foi a Escola Municipal João Sampaio, com média 8. A professora-orientadora premiada foi Sanauá Ferraz de Melo, da Escola Municipal Silvestre Péricles.