Aberta nessa quinta-feira (29), em Maceió, a terceira edição do Entur Summit reúne profissionais de turismo para discutir as últimas tendências em marketing e vendas no setor.
O evento, organizado pela Escola de Negócios no Turismo (Entur), conta com mais de mil inscritos e segue até este sábado (31), no Centro de Convenções de Maceió, com uma programação inovadora que substitui palestras tradicionais por painéis e mentorias.
A abertura do evento destacou a importância da capacitação contínua e da união entre os agentes de viagens. Bruno Barbosa, um dos idealizadores do Entur Summit, reforçou o lema “juntos seremos mais fortes”, enquanto Fernando Alves ressaltou que “o agenciamento de viagem só cresce se o agente se unir”. Viviane Assis, também idealizadora, apresentou a visão de um “novo turismo” proposto pelo evento.
A secretária de Estado de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, por sua vez, expressou a importância do destino sediar o evento, destacando a parceria público-privada que impulsiona o turismo no estado. Alagoas conta com mais de 52 mil leitos e 16 hotéis em construção, além de ter registrado a maior alta temporada em 2023/2024.
“É muito importante porque estreitamos os laços com aqueles que fazem o nosso destino acontecer. O destino vem crescendo como um todo, e nosso entrelace entre poder público e iniciativa privada é o que faz a diferença”, ressalta.
Mentorias e insights
O primeiro dia abordou assuntos como gestão financeira, vendas, inteligência emocional e aspectos jurídicos do turismo. Bruno Barbosa abordou ferramentas para melhorar a eficiência de vendas e reduzir o custo de aquisição de clientes.
Já Drica Merjann, CEO da agência Bonito Way, falou sobre inteligência artificial e a importância da mentalidade para o sucesso. E o Hub Visão Jurídica, que contou com a participação de Gabriella de Arruda, fundadora do Integração Trade Agentes, Marcelo M. Oliveira e Rodrigo Alvim, ambos advogados, esclareceu questões legais relevantes para o setor, como a nova Lei Geral do Turismo, que acabou de ser aprovada pela Câmara dos Deputados e agora aguarda sanção presidencial, a LGPD e as diferenças legais entre as vendas online e offline.
Na parte da tarde, o evento seguiu com a apresentação de Joice Ferreira, fundadora da Magic Blue Turismo, que falou sobre clientes infinitos, reforçando que quanto mais tempo o cliente continua comprando de uma empresa, maior aumenta o seu valor de vida.
Com o LTV (life time value), as agências conseguem melhorar o entendimento do quanto deve investir na retenção de clientes, saber se determinados clientes se tornarão habituais, etc. A mentora deu dicas importantes para aumentar o LTV, como criar uma esteira de produtos, ter programas de fidelidade e algum tipo de exclusividade.
Por fim, o Hub Experts reuniu Bruno Barbosa, Marcelo Beltrame, especialista em Destination Wedding e fundador da Lovetrips Brasil e Marcilio de Araujo: CEO do Grupo W3, que engloba Abbey University e Abbey Turismo.
Eles destacaram como a expertise em um segmento turístico permite oferecer um serviço diferenciado e escapar da guerra de preços. A busca por um propósito e a satisfação em ajudar as pessoas foram apontadas como elementos cruciais para o sucesso no mercado, reforçando a relevância do agente de viagens como um consultor especializado e provedor de experiências únicas.
Conteúdo
O Entur Summit 2024 continua até sábado com uma programação rica em conteúdo prático e inspirador para profissionais de turismo em todos os níveis. Além disso, o evento também realiza, de forma inédita, a entrega do Globo de Ouro do Turismo, premiando os principais fornecedores do mercado turístico brasileiro.
A Entur é a maior comunidade de aprendizado em turismo do Brasil, com mais de 6,8 mil alunos ativos. A instituição oferece cursos, treinamentos e eventos para agentes de viagens, com o objetivo de prepará-los para o sucesso no mercado competitivo do turismo.
Mais informações: entursummit.com.br.