O programa CNH Social completou, neste mês de dezembro, um ano de existência com marcas significativas: 2437 vagas ofertadas e cerca de 500 pessoas aprovadas com a primeira carteira de motorista em mãos.
De acordo com a Prefeitura de Maceió, o programa CNH Social é um dos mais procurados do Município. O objetivo da iniciativa é facilitar a conquista de uma vaga no mercado trabalho por meio da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), seja como motorista, entregador, mototaxista, transportador, dentre outras profissões.
Leandro Santos, 24 anos, trabalha com entregas. Ele foi aluno do programa e conta como foi a experiência.
“Foi a melhor coisa que me aconteceu. A Carteira Nacional de Habilitação vai abrir portas para mais oportunidades de emprego, e assim, irá facilitar a minha vida. A maioria dos empregos querem a CNH de categoria A ou B, esse é um diferencial no currículo”, disse Leandro.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Moacir Teófilo, a missão do programa CNH Social é gerar novas oportunidades e mudar vidas.
“É muito gratificante ver nossa população aderindo e participando desse projeto da gestão JHC”, destacou Moacir.
O programa
O Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), é responsável por organizar e orientar os alunos nas etapas para aquisição da carteira de motorista.
O programa também oferece transporte com o cartão Vamu da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que custeia o embarque nos ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) e garante o acesso dos alunos às autoescolas.