Maceió, AL

30°C
Clear sky

Eliene e Abismal de volta à sala de aula depois de 60 anos

Casal está matriculado numa turma da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) em uma escola pública de Maceió
Eliene e Abismal: juntos no amor e no desejo de aprender a ler depois dos 80 anos

Depois de 60 anos fora das salas de aulas, o casal Eliene Oliveira, 80, e Abismal Oliveira, 81, encontrou, no amor, o desejo de voltar juntos a estudar.

Ambos retomaram os estudos na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Escola Municipal Dom Antônio Brandão, do Tabuleiro do Martins, Maceió.

PUBLICIDADE


Dona Eliene é natural de Murici, e iniciou os estudos tardiamente, com 15 anos, mas por pouco tempo. Ela recorda com alegria os momentos na escola.

“Eu tinha muita vontade de estudar nas escolas que eram de usinas. Mas meu pai dizia que não podia, porque tinha que cuidar das coisas [de casa]”, recorda.

Nascido em Surubim (PE), Abismal praticamente não teve contato com os estudos. A infância foi trabalhar ao lado do pai no campo.

Só estudou 15 dias

“Eu estudei apenas 15 dias quando criança. Meu pai dizia ‘largue a escola e venha pro lance do mato’ e eu ia, e ficava jogando pião”, contou o aluno.

O casal ficou sabendo que funcionava Ejai na Escola Dom Antônio Brandão através de um carro de som, que divulgou as matrículas na redondeza.

Segundo Dona Eliene, além do desejo de voltar a estudar, ela e o esposo também contaram com o incentivo e apoio das duas filhas.

Já estou lendo alguns nomes…

“Eu me animei porque não sei ler de jeito nenhum. Com um ano estudando, já estou lendo alguns nomes e estou feliz por causa disso”, contou Abismal.

“Para estudar não falta tempo e nem tem idade, basta ter vontade de estudar. Para voltar à escola não tem idade não”, concluiu Abismal.