O 2º sargento do Corpo de Bombeiros de Alagoas (CBMAL), Rafael Brandão, celebrou os 40 anos de forma diferente. Guarda-vidas há 18 anos na corporação, ele enfrentou o desafio pessoal de nadar 40 quilômetros e cumpriu!
Dentro da piscina do Iate Clube Pajussara, em Maceió, o aniversariante percorreu a distância em 14 horas e 29 minutos, o equivalente a 1.600 piscinas de 25 metros perfiladas. Todo esse esforçou consumiu 12.141 calorias.
“Sempre fui envolvido com o esporte, em especial com a natação. Então ao ver tanta gente comemorando a idade nova relacionando com KMs (quilômetros) de corrida, pensei em fazer diferente, relacionando com a natação, que é o esporte ao qual eu dediquei e dedico boa parte da minha vida”, contou Brandão ao Alagoas Notícia Boa (ALNB).
O desafio aconteceu na sexta-feira (27/09). Diversos amigos e familiares lhe fizeram companhia dentro d’água, nadando e oferecendo incentivo ao militar.
“Eu me senti muito acolhido e amado por tantos amigos que vieram nadar comigo; foram amigos de várias épocas e momentos da minha vida. Teve até a presença de um amigo que veio de São Paulo só para nadar o desafio”, recordou Brandão.
Ao finalizar a prova, já à noite, ele conta que o sentimento foi de euforia, apesar do cansaço. Segundo o sargento, o desafio foi baseado em três pilares: o esporte, ferramenta fundamental na formação dele como ser humano e como elemento de promoção da saúde; a atividade de guarda-vidas, que desempenha por meio da natação na prevenção a afogamentos; e a amizade.
Para o próximo ano, Brandão disse que ainda não sabe qual desafio irá enfrentar, mas assegura que, “com certeza”, não vai parar por aqui.
“A mensagem que eu quero deixar, principalmente para aquelas pessoas que hoje estão sedentárias, é que busquem o esporte como ferramenta de qualidade de vida, experimente as mais diversas modalidades e que encontrem um grupo para ajudar na motivação. Para nadar, correr, pedalar, jogar, não existe o momento ideal ou o corpo perfeito, apenas comece! Coisas grandiosas irão acontecer na sua vida”, concluiu.