O Sebrae Alagoas e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) firmaram convênio para fortalecer a Educação Empreendedora em Maceió. A parceria deverá capacitar 9 mil alunos e 3 mil professores da capital nos próximos dois anos.
Já a partir de setembro, serão realizadas atividades com o público do ensino fundamental e da modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) do município de Maceió. Os trabalhos de desenvolvimento iniciarão com a formação de professores através do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), fomentando competências e habilidades empreendedoras para aplicação da metodologia com os alunos.
O JEPP é composto por capacitações e oficinas, além da feira de culminância realizada para alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, servindo de oportunidade para que eles demonstrem seus projetos desenvolvidos ao longo do programa.
O diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, destacou a importância do programa JEPP para os alunos e também os professores.
“Esse programa atua com o aluno e o professor. A mudança de atitude é fundamental para esses dois públicos, trazendo novas formulações e que revoluciona o ensino aplicado nas escolas públicas dos municípios onde é realizado”, afirma.
Ferramenta
De acordo com o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, o convênio também será uma ferramenta para apoiar a educação nesse período de retomada.
“Já buscamos tratar dessa pauta há algum tempo de como a educação empreendedora, com a participação dos professores, escola e alunos, pode mudar uma realidade. Sabemos como a pandemia afetou a rede municipal e agora iremos retomar essas atividades para que possamos avançar. O Sebrae atua com esse tema no Brasil e inteiro e poderemos trazer trocas que contribuirão com as atividades. São muitos os relatos de como a educação empreendedora pode impactar uma família”, ressalta Vinicius.
O secretário municipal de educação de Maceió, José Neto, lembrou que o convênio também será uma solução para encontrar novos talentos entre alunos e professores da rede pública municipal.
“Para a Prefeitura de Maceió e para a Semed é um prazer firmar essa parceria com o Sebrae. Para mim, inclusive, é um prazer pessoal de assumir a secretaria logo nesse momento importante, já que estamos levando o mundo do empreendedorismo para as crianças e professores. Isso e a educação como um todo muda a vida do cidadão. Com essa formação, tenho certeza de que iremos encontrar grandes joias, talentos que estavam escondidos e que irão nos surpreender. Essa parceria é primordial”, finalizou.
Capacitações
De acordo com a analista de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Luciana Gomes, com o público do EJAI, será trabalhado o projeto de ‘Vida, Empreendedorismo e Finanças’ para disseminação da cultura empreendedora em Maceió.
“Essa é uma metodologia específica, voltada, atualizada e direcionada a esse público para que possamos despertar neles uma mentalidade empreendedora. Muitos deles já são empreendedores, mas muitas vezes não sabem empreender da forma correta. Por isso, iremos trazer plano de negócios adaptado, além do fomento da competência empreendedora para quem quer empreender. Para quem não quer, é uma mudança de vida, uma preparação para um futuro que já chegou”, conclui.
Também participaram da reunião, ocorrida na quinta-feira (25), o diretor de administração e finanças do Sebrae Alagoas, Roberval Cabral; a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca; além da secretária adjunta da Semed, professora Emília Caldas; coordenador geral do EJAI, Ricardo Almeida e coordenadora geral do ensino fundamental da Semed, Juliane Medeiros.