Mais de 200 artesãos e empreendedores do ramo gastronômico comercializam sua produção na Praça do Centenário, no Farol. Apoiados pela Prefeitura, eles esperam elevar seus rendimentos neste período natalino.
Eles estão distribuídos em seis estandes, sendo três para exposição de itens artesanais e os demais de gastronomia. Também há casinhas do mesmo modelo, na Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde.
São 28 grupos, somando mais de 200 profissionais que farão sistema de rodízio nos espaços montados pelo município. A expectativa é que ultrapassem as vendas do ano passado, R$100 mil.
Peças religiosas
Sicélia Lima é artesã há pouco mais de 10 anos e modela peças de cunho religioso com massa de biscuit, transformando-as em excelentes opções para presentear ou simplesmente decorar a casa.
“É um grande incentivo pra gente, para aqueles que estão desocupados e precisam ganhar dinheiro”, destacou a artesã, que integra o grupo Mulheres de Talento no setor de Economia Solidária.
Crochê no papel
Emilly perdeu o emprego recentemente e resolveu ser dona do próprio negócio. Seguindo os passos da mãe, optou por unir ao crochê uma de suas maiores paixões, que é a arte em papel.
“Eu me encontrei no crochê, tendo a minha mãe como a maior referência. Aprendi desde cedo esta arte e já fiz até o meu vestido de noiva sozinha”, ressaltou a jovem.
Pizzas artesanais
Kelle Omena, que vende pizzas, eventos como este abre as portas para que empreendedores tenham êxito nos negócios. “Isso é fundamental para a economia de Maceió crescer muito mais”, avalia.