A campanha Coleta Seletiva é Massa recolheu mais de cinco toneladas de recicláveis nos três primeiros dias do São João Massayó, no Polo Carlos Moura, em Jaraguá. A iniciativa é da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em parceria com as cooperativas parceiras da Prefeitura Municipal.
Mais de 100 catadores atuam na coleta de recicláveis para evitar o acúmulo de lixo no ambiente de shows, e que, consequentemente, poderiam acabar parando nas praias da capital.
De acordo com o Município, a atividade executada pela Cooplum, Coopvila, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes continua durante os próximos dias de evento em Jaraguá.
Além de coletar diversas garrafas de plástico, latinhas de metal, papelão e embalagens em geral, o trabalho realizado pelas cooperativas também gera renda para mais de 170 famílias de cooperados em Maceió.
“O trabalho gera renda para nós e todos os catadores são ajudados. Muitos dependem desse serviço, então se torna muito importante. Fora isso, a gente ainda ajuda a preservar a natureza retirando o material reciclável”, enfatizou a cooperada Sandra Oliveira.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destaca a importância da campanha nos eventos da prefeitura.
“São diversas toneladas de materiais recolhidas e destinadas para o local correto, evitando que destruam a beleza das ruas e praias da nossa cidade, e, acima de tudo, preservando o meio ambiente”, disse.
A campanha também estará no polo Benedito Bentes, a partir do dia 30 deste mês, quando se inicia a programação junina, visando manter o ambiente de shows limpos e confortáveis para as pessoas que irão curtir o maior São João do litoral do Brasil.
Programação especial
Além do trabalho realizado pelas cooperativas, a Alurb também preparou uma programação especial voltada à limpeza dos polos antes, durante e depois dos eventos.
No Jaraguá, cerca de 30 garis fazem a manutenção da limpeza diariamente. Após o fim de cada dia de atrações, 50 agentes atuam na higienização, com o apoio de um caminhão-pipa e um compactador, deixando a área pronta para o próximo dia de apresentações.
“A limpeza ganhou reforço para manter tudo limpo e organizado. No entanto, é necessária a consciência das pessoas para agir da forma correta, levando seu lixo para o local adequado, evitando o acúmulo no chão ou áreas comuns do ambiente”, completou Teófilo.