O Cine Vovó, iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em apenas um mês de projeto, já levou 300 idosos ao cinema, em Maceió. A maioria teve essa experiência pela primeira vez. O projeto foi iniciado no final de agosto.
A Dona Josefa, 59 anos, faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Selma Bandeira, no Benedito Bentes. Graças ao projeto, ela foi ao cinema pela primeira vez.
“Achei muito bonito o cinema e foi ótimo o filme. A gente também ganhou, pipoca e refrigerante. Ficamos muito alegres e nos divertimos muito. Momentos assim são importantes porque a gente só sai de casa para trabalhara ou ir ao médico”, disse.
Já participaram do projeto idosos dos Cras Área Lagunar, Cacilda Sampaio, Dom Adelmo Machado, Pitanguinha, Santos Dumont e Selma Bandeira, do Sesc Poço e da Legião da Boa Vontade (LBV).
O Cine Vovó é uma ação da Semas, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). O presidente do conselho, Marceliano Teixeira, explicou como é o programa.
“A ação proporciona aos idosos de grupos de convivência de Maceió, uma tarde de lazer, com direito a transporte, cinema e pipoca. Muitos desses idosos nunca foram ao cinema, a maioria fica restrita ao ambiente do lar ou a igreja. É uma forma de inseri-los nos ambientes coletivos, de incluir socialmente a pessoa idosa e despertar a sociedade para os direitos desse público”, pontuou.
No fim do passeio, as idosas são presenteadas com uma cesta básica. O projeto acontece todas às quartas-feiras à tarde, no cinema do Shopping Pátio, no Benedito Bentes.