Trecho de 10 km da Ciclovia da Avenida Fernandes Lima, em Maceió, vai receber mil postes de iluminação. A primeira fase da obra de instalação deve ser concluída em até 120 dias.
A ciclovia postes metálicos do tipo girafa e com luminárias de LED com potência de 70W. A abrangência luminosa suficiente vai clarear as áreas de pista e calçada do canteiro da via.
Os equipamentos serão instalados entre a Praça Centenário e a Bomba do Gonzaga, no Tabuleiro. A primeira fase da obra contempla escavação e instalação de caixas de passagem e eletrodutos.
Árvores e asfalto
As obras serão executadas pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina). Haverá prejuízo às raízes das árvores ou quebradeira de asfaltos das travessias de via que cruzam a Fernandes Lima.
“Obra complexa, mas pensada de forma sustentável e eficiente para a manutenção da paisagem natural e também o funcionamento de uma das principais vias da nossa cidade”, afirma Camila Porciúncula.
Ela acrescenta que a iluminação pública tem grande importância em ampliar a segurança viária e física para ciclistas e pedestres, que transitam pelo canteiro da Avenida Fernandes Lima.
“Imagine uma mulher circulando pela ciclovia à noite, um idoso que precisa atravessar a rua, o ciclista que está fazendo um longo caminho. Você traz benefícios à população”, garante.