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Centro de Controle monitora redes de água e esgoto 24h na Grande Maceió

Ferramenta une inovação e tecnologia para permitir agilidade, segurança operacional e eficiência no atendimento às ocorrências
Ao todo, são monitorados mais de 240 ativos de água e esgoto na região de atuação da BRK Alagoas (foto: assessoria)

Instalado em maio deste ano, o Centro de Controle Operacional (CCO) da BRK em Alagoas permite a coleta de informações e o monitoramento em tempo real dos sistemas de distribuição de água e coleta de esgoto da Região Metropolitana de Maceió (RMM), 24 horas por dia e todos os dias da semana. A ferramenta une inovação e tecnologia para permitir agilidade, segurança operacional e eficiência no atendimento às ocorrências.

“Quando realizamos um monitoramento seguro, conseguimos prever alguns acontecimentos e, assim, minimizamos o risco de transtornos causados à população”, destaca Ericke Tavares, coordenador do CCO da RMM.

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O CCO controla e monitora parâmetros operacionais, como vazão e nível de reservatórios, funcionamento de bombas e equipamentos, pressão nas tubulações, volume de esgoto nas Estações Elevatórias, entre outros aspectos. Ao todo, são monitorados mais de 240 ativos de água e esgoto na região de atuação da concessionária em Alagoas.

Com isso, é possível prever e evitar transtornos, como extravasamentos de esgoto, paralisação no funcionamento de bombas, diminuição de pressão na distribuição de água ou deficiência nos níveis de reservatórios, além de buscar soluções de forma mais rápida e efetiva.

De acordo com Ericke Tavares, o centro operacional permite, ainda, a troca de informações de maneira mais assertiva com as equipes operacionais tanto da BRK, quanto da Casal, que também conseguem visualizar todo o quadro do centro, facilitando a comunicação e a atuação integrada das duas empresas quando necessário.

“A Casal visualiza nosso monitoramento, o que fortalece a parceria na hora de atuar e solucionar problemas, evitando ruídos e nos direcionando para um mesmo fim”, ressalta.

“O CCO proporciona, ainda, a integração de informações dos setores Comercial, Operação e Investimentos. Isso nos permite que, por exemplo, possamos programar uma limpeza de reservatório e dar previsão real para retomada daquele serviço, atendendo às necessidades das diversas áreas internas, evitando paralisações em um mesmo local em datas diferentes”, acrescenta.

Ação

O CCO funciona na sede administrativa da empresa e, após sua implantação, neste ano, foi possível ampliar a capacidade de monitoramento e reduzir o tempo de ação e reporte.

“Montamos uma infraestrutura de telas disponíveis para visualização e acompanhamento em tempo real das unidades operacionais. O acionamento remoto das bombas foi outro ganho que tivemos com a implantação do CCO”, pontua Wilson Bombo, gerente de Operação da BRK em Alagoas.

“Hoje, podemos acionar este equipamento a quilômetros de distância de um reservatório ou de uma Estação Elevatória de Esgoto. Ou seja, ganhamos tempo! Antes, tínhamos que deslocar um funcionário até o local e isso gerava tempo, custo e desgaste desnecessário para a ação. Hoje, tudo o que será realizado pela operação passa pelo CCO. Isso nos dá mais controle e segurança operacional”, explica.

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