Tutores de cães e gatos podem submeter os bichos à cirurgia de castração desde que obtenham uma das 100 fichas para consulta veterinária gratuita a partir desta terça (26) em Jacarecica, Maceió.
Para ter acesso ao serviço, devem comprovar renda de até um salário mínimo e comprovar residência no bairro, além de estarem inscritos em algum programa do Governo Federal como o Auxílio Brasil.
Os atendimentos clínicos e os procedimentos cirúrgicos serão realizados no castramóvel, que vai estar estacionado ao lado da Unidade de Referência em Saúde Maria Conceição Fonseca Paranhos.
Na consulta com o veterinário, será feita a avaliação da saúde do bicho e a coleta de sangue para realização de hemograma, cujo resultado vai dizer se está ou não apto ao procedimento cirúrgico.
Castrações em seis bairros
A unidade móvel onde são feitas as cirurgias já percorreu seis bairros. Além das cirurgias, também são realizadas vacinações antirrábicas e testagem para leishmaniose nos casos suspeitos.
“Trata-se de ação conjunta entre poder público e população”, explica Marcella Soares, que gerencia o programa de castrações, em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVC).
O castramóvel, informa a assessoria de imprensa da Prefeitura de Maceió, está vinculado ao Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA).