Os campeonatos mundiais universitários de Vôlei de Praia e de Triathlon, realizados em Maceió, movimentaram mais de R$ 2 milhões, segundo os organizadores dos eventos. Nesse sábado (10), foi realizada a cerimônia de encerramento.
O evento foi realizado na arena de competições montada na Praia de Pajuçara e recebeu mais de 600 participantes de 32 países, entre atletas, chefes de delegação, técnicos, árbitros, voluntários e comitê organizador.
O prefeito em exercício de Maceió, Galba Novaes Netto, participou da solenidade de encerramento. Após a entrega das medalhas aos campeões do voleibol, ele destacou o impacto econômico e a venda do destino Maceió ao sediar os mundiais.
“Além da cidade está sendo um vetor importante na questão do incentivo ao esporte, graças à vocação da pasta do Turismo, o reflexo do evento na nossa economia é muito mais benéfico. A Prefeitura está trazendo uma projeção para a cidade, que está sendo divulgada para vários outros países e isso vai trazer um recall pela busca do destino, pela busca dos futuros turistas”, ressaltou o prefeito.
O campeonato foi organizado pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) e a Confederação Brasileira, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).
A competição durou quatro dias, recebeu vinte e três delegações do mundo todo e foi transmitida simultaneamente para mais de 176 países filiados à FISU.
“A Prefeitura de Maceió não tem medido esforços para preparar a cidade para sediar grandes eventos e permitir que os atletas conheçam, também, os atrativos turísticos e culturais da capital. O empenho das organizações, em parceria com a Prefeitura, foram determinantes para receber, com sucesso, os dois mundiais”, pontuou o titular da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Francelino Amaro da Silva.
A solenidade de encerramento contou, ainda, com a presença do vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto; do vice-presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) e presidente da Confederação Brasileira, Luciano Cabral; e do secretário adjunto de esporte, Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão.
O presidente da CBDU, Luciano Cabral reforçou, mais uma vez, a importância da parceria com a gestão municipal.
“Foram dois torneios realizados simultaneamente, na mesma semana. Essa (triathlon) era a competição que estávamos mais esperando, porque foi atribuída à Maceió há quatro anos. Maceió vem se tornando a capital do triathlon brasileiro e a FISU veio com a proposta de tornar a cidade, também, a capital mundial da modalidade”, destacou.
Campeões
No triatlhon masculino, o brasileiro Antônio Bravo conquistou o ouro no sábado (10).
Darr Smith, dos EUA, e Fabian Meeusen, da Suíça, ficaram com o 2ª e o 3ª lugares, nessa ordem.
No feminino, a alemã Celine Kaiser conquistou a medalha de ouro, seguida da italiana, Asia Mercatelli, e da polonesa, Magdalena Sudak.
Já no Vôlei de Praia, João Pedrosa e Hugo Campos, de Portugal, foram os primeiros colocados; Immanuel Zurcher e Jonathan Jordan, da Suíça, ficaram em 2º lugar; e Maximilian Jus e Lui Wust, da Alemanha, em 3º.
Pelo feminino, Julia Scoles e Hailey Haward venceram; Daniela Mendonza e Tânia Matveeva, da Espanha, levaram a prata; e Maria Gonzalez e Allanis Sanchez, de Porto Rico, o bronze.
Os países representados nos dois mundiais desta edição foram: Argentina, Austrália, Alemanha, Arábia Saudita, África do Sul, Brasil, Bélgica, EUA, Canadá, Chile, Costa Rica, Croácia, Espanha, Estônia, Itália, Irã, Irlanda, Luxemburgo, República Tcheca, Finlândia, Hungria, Nepal, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Porto Rico, Suíça e Taipei Chinês.