Maceió, AL

30°C
Clear sky

Caminhões coletores circulam em Maceió com mensagens contra o racismo

Ação é inédita no Brasil faz parte da campanha Maceió é Massa Sem Racismo, idealizada pela Prefeitura
São quatro veículos que foram adesivados com a frase "Onde você guarda seu racismo? Não guarde, jogue fora no lixo!" (foto: Secom Maceió)

Caminhões coletores de lixo estão circulando pelas ruas da capital com uma mensagem de combate ao racismo estrutural. A ação é inédita no Brasil e faz parte da campanha Maceió é Massa Sem Racismo, idealizada pela Prefeitura de Maceió, em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas e o apoio da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).

A princípio, são quatro veículos que foram adesivados com a frase “Onde você guarda seu racismo? Não guarde, jogue fora no lixo!”.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destacou a importância de contribuir com a campanha.

“É um tema de bastante importância, que gera uma discussão relevante na sociedade. Não podemos mais admitir atitudes racistas. Nós, que fazemos parte da limpeza urbana da capital, plotamos nossos caminhões coletores para que onde eles passarem a mensagem possa ser transmitida”, afirmou.

A proposta é induzir as pessoas a refletirem sobre a existência deste problema social e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de resolução do enfrentamento ao racismo.

“Não adianta o poder público investir em políticas públicas, em campanhas, se a sociedade não se abrir contra o racismo. É uma maneira de ressignificar, desconstruir a problemática e ressaltar que as pessoas buscam lados iguais na história”, detalhou a representante do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros.

Ação estratégica

Segundo a ativista, a ideia de plotar os caminhões coletores de lixo é estratégica e rememora um passado de luta da população negra para autoafirmação, exatamente na época em que os navios tumbeiros faziam travessia do Atlântico, transportando mercadorias para troca no continente africano. Os negros escravizados eram descartados, nestas embarcações, como se fossem lixos.

“Esta campanha é um grande desafio na busca pela implantação da política municipal de promoção pela igualdade racial. É uma ação feita pela primeira vez no País e estamos dando mais um passo na sensibilização da sociedade contra o racismo estrutural”, ressaltou.

Exposição

Além da adesivação dos veículos, a campanha prevê uma série de ações durante o mês de novembro, entre elas a exposição fotográfica ” Pérola Negra”, nos shoppings Parque (Cruz das Almas) e Pátio (Cidade Universitária), em Maceió.

“A exposição vem para ressaltar a beleza e diversidade das mulheres negras, convidando as mulheres maceioenses a se enxergarem em cada uma das mulheres fotografadas, que ocupam os mais variados espaços na sociedade”, afirmou a secretária da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE