Maceió, AL

30°C
Clear sky

Caminhada do Autismo 2025 será promovida no dia 6 de abril, em Maceió

No campo das políticas públicas, Secdef anuncia 1ª capacitação do programa Autismo em foco: conhecimento que transforma
Caminhada também vai celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril (foto: divulgação)

A Organização Social Mobilização Alagoas promove, no dia 6 de abril, a partir das 8 horas, no Corredor Vera Arruda, bairro da Jatiúca, a Caminhada do Autismo 2025. O evento terá como tema: “Informação Gera Empatia, Empatia Gera Respeito: Maceió se une pela inclusão e conscientização”.

Segundo os organizadores, a caminhada tem como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promover a inclusão e o respeito às pessoas nesta condição e suas famílias, além de celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.

PUBLICIDADE


“Queremos criar um espaço de união e celebração, onde as famílias se sintam acolhidas e a sociedade compreenda a importância da inclusão”, afirma a coordenadora da Mobilização em Alagoas, Cibelly Procópio. Ela é mãe do Pedro Procópio, autista nível 3.

Liviane Lima, ativista, mãe do Luiz, também autista, é membro da Mobilização Alagoas e Vice-presidente da torcida inclusiva Autistas Regatianos. Ela ressalta a importância do evento.

“Além de conscientizar a sociedade, vamos compartilhar nossas histórias de vida com outros pais, trazendo esperanças e fortalecendo a fé que nada é impossível, e sem fé a caminhada na luta pela inclusão não segue”.

O evento é uma iniciativa da Organização Social Mobilização Alagoas, em parceria com as famílias atípicas e apoiadores. Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Mobilização Alagoas: @mobilizacaoalagoas no Instagram. Contato: Cibelly (82) 98822-7413.

Capacitação

Nessa terça-feira (25), a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), anunciou a primeira capacitação do programa “Autismo em foco: conhecimento que transforma”, que acontecerá na próxima sexta-feira (28), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Marechal Deodoro.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial da Secdef.

De com a Secretaria, o programa de capacitação surge como uma resposta direta à crescente necessidade de promover uma compreensão mais aprofundada e sensível sobre as características do TEA em toda a sociedade alagoana.

A pasta reforça, ainda, que a iniciativa se alinha com as diretrizes nacionais e estaduais de inclusão e acessibilidade, além de estar em total consonância com o Plano de Governo de Alagoas, que prevê a formação continuada de servidores públicos para o atendimento a pessoas com deficiência e a criação de um programa intersetorial de apoio.

De acordo com o projeto, a ação visa garantir o cumprimento efetivo da legislação vigente, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Lei nº 12.764/2012, que asseguram os direitos das pessoas com TEA. O programa também está alinhado com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite II, buscando promover a inclusão social e a cidadania.

A capacitação é destinada a servidores públicos municipais e estaduais, profissionais de áreas correlatas e cidadãos interessados na temática. Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os aspectos legais, direitos fundamentais e o diagnóstico do autismo, além de serem capacitados a adotar uma abordagem mais humanizada e inclusiva.

PUBLICIDADE