As obras de contenção do mar na orla marítima do Ponta da Barra, em Maceió, atingiram 90%. A estrutura com blocos pré-moldados tem extensão de 1,2 km, informa a Prefeitura Municipal.
Cada um dos blocos pesa mais de duas toneladas. Juntos, eles cumprem a função de conter o avanço da maré, que, nos últimos anos, avançou muito e já destruía a camada asfáltica.
A tecnologia, de origem holandesa, deve solucionar definitivamente o problema de erosão costeira que existia na localidade, um problema que tem afetado outras cidades litorâneas pelo Brasil.
Mais parece estrutura de lego
“Os blocos são aplicados como quem monta uma estrutura de lego, desde a fundação até a formação do muro, visível a quem percorre a região”, explica o engenheiro que supervisiona a obra, Cícero Rocha.
Pioneira na aplicação dessa técnica entre as capitais brasileiras, Maceió já executou essas obras de contenção da maré em dois pontos na Jatiúca, nas praias do Sobral e Jacarecica.
“Também aplicamos os anéis hexagonais onde a onda se quebra gradativamente, chegando com menos força ao muro, como é o caso da Jatiúca, próximo à lagoa da Anta”, explica o engenheiro.