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Aulão reúne 300 estudantes de 12 escolas públicas

Professor Eduardo Sampaio repassou orientações sobre como construir uma redação dentro dos padrões do Enem
Professor Eduardo Sampaio durante aula para estudantes de escolas públicas

O professor Eduardo Sampaio ministrou um aulão para 300 estudantes de 12 escolas públicas, nesta quinta (5), em ação promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura (Esmal).

A aula é parte das ações preparatórias para o Concurso de Redação promovido pelo programa, ligado ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), e que premiará os melhores textos em outubro.

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O tema do Concurso de Redação deste ano será “Educar sobre direitos e deveres: o Judiciário atuando na formação do(a) cidadão(ã)”.

As dissertações serão realizadas entre os dias 17 e 19 de setembro, com a participação de estudantes do 9º ano e do ensino médio das 12 escolas parceiras do PCJE.

A iniciativa tem como objetivo reforçar o domínio da língua portuguesa e preparar os alunos para a produção de textos dissertativos-argumentativos, formato exigido no Enem e no concurso de redação do PCJE.

A juíza Carolina Valões, coordenadora do programa Cidadania e Justiça na Escola, destacou a importância de sempre buscar inovações para os estudantes de escolas públicas.

“Queremos proporcionar um ambiente diferente de aprendizado, contando com a experiência de um professor que conhece profundamente as técnicas de redação e de preparação para concursos”, explicou.

Participando pela primeira vez do programa, Eduardo Sampaio ressaltou a importância de aproximar o Poder Judiciário dos jovens e da comunidade.

“O Judiciário não é uma instituição distante. Ele está ligado ao povo e à juventude, mostrando que, no futuro, eles também podem ocupar esses espaços”, comentou.

Durante a aula, ele abordou a estrutura da redação, com ênfase em introdução, desenvolvimento e conclusão, além de questões de interpretação e linguagem.

Roberth Santos, do 3º ano da Escola Estadual Édson Bernardes, destacou a importância do conteúdo. “Aprendemos sobre diversidade cultural, o novo acordo ortográfico e técnicas para escrever redações de forma mais original”, disse.