O artista visual Levy Paes é um dos profissionais contratados pela Prefeitura de Maceió para colorir diversos espaços públicos que já não despertavam mais a atenção da população.
A Praça do Skate, na Pajuçara, é o cenário escolhido pelo Levy para imprimir suas ideias criativas sobre esporte, saúde e bem-estar, informa a assessoria de imprensa da Prefeitura.
Na Serraria, o canteiro central do conjunto Murilópolis, que sempre foi muito bem cuidado, está ainda mais belo graças às criativas e diversificadas pinturas da artista Ana Maia Nobre.
A bifurcação das avenidas Gustavo Paiva e João Davino, que aparentava decadência, ganhou pinturas com roteiros sobre Maceió feitas pelos artistas Chico Simas, Wado e Suel.
Coube ao artista Persivaldo Figueirôa deixar a orla de Cruz das Almas mais bonita. No Mirante de Chã de Bebedouro, é possível apreciar o talento do artista Germano Lyra.
O Mercado do Artesanato, na Levada, também foi incluído no que a Prefeitura chama de “novo urbanismo”. Lá, é possível apreciar o talento criativo da artista Joyce Nobre.
A ‘rua aberta’, na orla lagunar, no Vergel do Lago, também está sendo colorida. Ideia é integrar a cor do piso asfáltico às cores das árvores que ainda estão por ali.
Convite à preservação
As pinturas – observa Fábio Palmeira, gerente da Zeladoria Municipal – são um convite para que os moradores preservem os espaços públicos ao redor dos quais eles vivem.
“São ações de baixo custo, mas que têm um diferencial importante: conseguem trazer a população para a participação coletiva”, completa o gerente da Zeladoria.
Tendência mundo afora, esse tipo de intervenção urbana, além de evidenciar o talento local, dá sensação de conforto e contribui para a qualidade de vida, diz a Prefeitura.
Com informações de Deborah Freire/SecomMaceió