A artesã Dja Marques, que fabrica mosaicos e bordados sobre tela, integra um dos 21 grupos de artesãos cadastrados pela Secretaria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (Semtabes).
Ela integra o grupo Flor do Mussambê. Para desenvolver seu trabalho, conta com apoio do marido Mauro Melo e dos filhos também. Todos estão envolvidos no fabrico das peças.
Aliás, as peças da Dja Marques e dos demais artistas incluídos nos grupos já foram levadas e comercializadas na Bahia, em Minas Gerais, em São Paulo e até na Suécia.
“Comecei a ensinar a ele [Mauro] com o ponto cruz e hoje ele produz obras de arte. Durante a pandemia, ele desenvolveu as tramas experimentais nas telas”, explicou.
“A gente aprende a técnica e desenvolve o que a gente quer fazer utilizando aquela técnica e com várias possibilidades”, reforça a artesã.
Para dar impulso à comercialização, a Prefeitura viabiliza a venda dos produtos em pontos fixos nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (cidade Universitária).
“Esses pontos de venda que fazem com que o artesão divulgue, venda e se torne conhecido”, explica a coordenadora de Economia Solidária da Semtabes, Salomé Holanda.
Confira aqui os 21 grupos de artesãos da economia solidária.