Cátia Cilene tem 53 anos e está avançançando na conquista de sua independência financeira. Com apoio de um grupo de economia solidária, ela decora calçados com miçangas, bordados e crochês para vendê-los em Maceió.
“Estou começando a viver agora”, diz, referindo-se ao apoio do grupo Rosa de Saron, um dos 20 cadastrados pela Secretaria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (Semtabes) para apoiar economicamente mulheres maceioenses.
Cátia se divorciou faz cinco anos. Até então, dedicava-se à casa e aos filhos. Sua vida era conturbada, segundo relato à jornalista Tatiane Gomes, da Prefeitura de Maceió. Superou as adversidades e hoje vive muito feliz.
Aceitou apoio de amiga
A vida de Cátia mudou quando aceitou convite de Francisca Cardeal, sua amiga há 20 anos. “Ela não podia sair de casa”, diz Francisca, que ia à praia vender os brincos feitos pela amiga.
E foi justamente a amiga Francisca Cardeal que a convidou para fazer parte do projeto de economia solidária Rosa de Saron. “Recebi o convite para participar do projeto e estou seguindo em frente”, explicou a hoje sorridente Cátia Cilene.
O grupo liderado pela Francisca tem 11 integrantes. São mulheres que se libertaram de relacionamentos tóxicos. Só assim puderam investir na produção de colares, brincos, sandálias, luminárias, etc, obtendo renda para sustento próprio.
Os produtos da Economia Solidária podem ser localizados em pontos fixos disponibilizados pela Prefeitura de Maceió no Shopping Maceió (Mangabeiras) ou no Shopping Pátio (Benedito Bentes).