A engenheira civil Alicia Carolina Lourenço, fiscal de obras da Prefeitura de Maceió, é uma das responsáveis pela inspeção e fiscalização de obras de contenção que vem sendo feitas em áreas de encostas na capital alagoana.
“É a primeira vez que atuo na fiscalização de obras de contenção. Tem sido uma experiência bastante desafiadora, cheia de descobertas e bem satisfatória”, ressaltou a engenheira civil Alicia Carolina.
Alicia diz estar sendo impactada, técnica e socialmente, com a fiscalização destas obras em Maceió e cita que, dada à relevância do serviço, que protege a vida das pessoas, a rotina acaba sendo empolgante.
São 22 pontos da cidade em que há obras previstas, algumas acontecendo de forma simultânea. Ao todo, a Prefeitura tem investido R$ 26 milhões na reestruturação destas áreas, evitando desabamentos.
Nas cinco localidades que já foram beneficiadas com as obras de contenção de encostas com aplicação de geomantas e solos grampeados, não ocorreu nenhum tipo de alteração, mesmo com o alto volume de água.
Contenção definitiva
O principal objetivo é fazer a contenção definitiva para que a população que reside em regiões com risco de escorregamento de encostas não fique em situação de perigo de deslizamento de barreira ou desabamento de imóveis.
Para isso, atualmente, estão sendo realizados serviços de infraestrutura em cinco pontos da capital, nos bairros Tabuleiro do Martins, Bebedouro, Poço (Reginaldo), Benedito Bentes e Jacintinho.
Outras três obras de contenção de encostas nos bairros Benedito Bentes, Jacintinho e Barro Duro já foram entregues.