Maceió, AL

30°C
Clear sky

Alagoana finalista de prêmio nacional lidera time de 70 profissionais no espetáculo “Renascimento”

Apresentações serão realizadas nos dias 21 e 22 de setembro, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, em Maceió
Roteiro e a direção são assinados pela multiartista Day20, Daylhane Cunha Lemanski, finalista no Prêmio Nacional de Literatura Carolina de Jesus (fotos: divulgação)

Encenando poemas da artista Day20, escritora alagoana finalista no Prêmio Nacional de Literatura Carolina de Jesus, o espetáculo multiartístico “Renascimento” será apresentado no Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Teatro Deodoro, no Centro de Maceió), com sessões às 17h30 e às 20h neste sábado (21) e domingo (22), e às 20h nos dias 8, 9 e 10 de novembro.

As sessões de sábado contarão com intérpretes de libras e audiodescrição; 130 beneficiados e estudantes ligados a diversas instituições assistirão ao espetáculo gratuitamente. Essa é a segunda leva de apresentações.

PUBLICIDADE


A estreia aconteceu em agosto, nos dias 17 e 18. O espetáculo traz uma temática inspiradora: os desafios da autorrealização e da renovação da esperança. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, neste link: https://bit.ly/m/renascimento, pelo WhatsApp (82) 9 9968-4761 e na bilheteria do teatro.

O enredo narra a história de uma poeta que perdeu o gosto pela vida. Estagnada em uma realidade distante de seus sonhos, ela encontra um bumba meu boi que rompe o desânimo. A partir daí, a artista percorre os caminhos da sabedoria popular e reescreve sua história.

Ao longo de sua jornada, ela encontra capoeiristas, rappers, forrozeiros e mamulengos, além de participar de rodas de coco e de samba. O espetáculo convida o público a visitar Encantada, um lugar onde ninguém é rei e as pessoas se casam primeiro consigo mesmas.

Por meio de poesias coreografadas, musicadas e declamadas, “Renascimento” é um convite para o público se reconectar com sua verdade e honrar seus desejos. Aquilo que ainda não aconteceu, mas que você deseja.

O repertório inclui uma releitura do poema “Vou-me embora para Pasárgada”, de Manuel Bandeira, que se transformou em “Vou-me embora para Encantada”. O espetáculo também traz uma paródia da música “Cotidiano”, de Chico Buarque, incorporada a uma das canções do maestro Villa-Lobos, cantada pelo Coro Angelus.

Além do coral, “Renascimento” contará com a participação de José Marcos do Barzarte, ganhador do Prêmio Edna Constante de Contribuição à Cultura Alagoana. A coreografia é de Luana Lins, bailarina alagoana formada no Bolshoi. As cantoras Ju Mascarenhas, Mel Nascimento e a rapper Huná também participam da obra.

O roteiro e a direção são assinados pela multiartista Day20, Daylhane Cunha Lemanski, finalista no Prêmio Nacional de Literatura Carolina de Jesus, que, junto com a Educani Produções, utiliza uma variedade de expressões artísticas para transmitir emoções e reflexões que auxiliam no desenvolvimento humano e na formação de uma sociedade mais inclusiva.

“Nosso propósito com essa primeira temporada do espetáculo ‘Renascimento’ é, através do poder da arte, transmitir uma mensagem de renovação de forças, superação e autoestima. É a recuperação da escuta interior, que decide lutar por rumos de maior realização, ainda que pouco habituais”, afirmou a diretora do espetáculo, Daylhane Cunha Lemanski.

Impacto social em Maceió

Aproximadamente 1,5 mil moradores e visitantes de Maceió poderão prestigiar a temporada de apresentações de “Renascimento”, no Teatro de Arena.

“Nossa visão é efetivar o potencial social, econômico e humano de ter pessoas em Maceió que frequentem lugares de arte, reflexão, beleza e renovação de dentro para fora”, explicou a diretora.

Cerca de 70 profissionais estão diretamente envolvidos em todas as áreas para oferecer uma experiência cultural de lazer que, além de desbravar o segmento do turismo cultural em Maceió, oferece previsibilidade financeira e complementa a renda dos agentes da indústria criativa.

A Educani Produções, com o patrocínio da BRK e do Grupo Equatorial, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, proporciona à população de Maceió a oportunidade de se orgulhar e se identificar com a autêntica cultura de alta qualidade produzida localmente. Esse é o primeiro projeto em Maceió com o apoio simultâneo das duas empresas via Lei Rouanet.

“Esse é o nosso movimento: que as pessoas de Maceió tenham o hábito de acessar prazeres culturais que renovam a apreciação pela vida e pela nossa cidade”, finalizou a diretora da Educani Produções.

SERVIÇO

Ministério da Cultura, BRK e Grupo Equatorial apresentam “Renascimento”

Datas: 21 e 22 de setembro às 17h30 e às 20h; 8, 9 e 10 de novembro às 20h

Local: Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Teatro Deodoro)

Endereço: Tv. Dias Cabral, 112-176 – Centro, Maceió

Ingressos: Pelo (https://bit.ly/m/renascimento), WhatsApp (82) 9 9968-4761 e na bilheteria do teatro.