Maceió, AL

30°C
Clear sky

Agilidade e segurança: Maceió vai ganhar 66 semáforos inteligentes

Equipamentos reduzem em 47% o tempo de viagem e diminuem consumo de combustível e índices de acidentes
Cruzamento da Gustavo Paiva com a Josefa de Melo é um dos pontos que já contam com a semaforização inteligente (fotos: Severino Carvalho)

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió vai instalar 66 semáforos inteligentes na capital alagoana. Quatro desses equipamentos já estão em funcionamento e outros dez encontram-se em fase de implantação.

Segundo a SMTT, os semáforos inteligentes proporcionam redução do tempo de viagem, de espera de veículos e pedestres, do consumo de combustível e dos índices de acidentes, além de propiciar agilidade nas operações de gestão de trânsito.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


“Usar a tecnologia a nosso favor é uma das características do prefeito JHC e também do nosso trabalho na SMTT. Já temos um histórico em outros cargos e funções de ter a modernização e a tecnologia entre as nossas armas para prestar um bom serviço à comunidade. Não seria diferente aqui. Com isso, temos sempre o objetivo de melhorar para dar mais fluidez ao trânsito e dar outros benefícios à população”, disse ao Alagoas Notícia Boa (ALNB) o superintendente da SMTT, André Costa.

Quatro semáforos inteligentes já estão em operação em Maceió: três deles na Avenida Comendador Gustavo Paiva e um no cruzamento da “Bomba do Gonzaga”, Tabuleiro dos Martins.

Outros dez equipamentos estão em fase de instalação na Avenida Comendador Gustavo Paiva e mais 31 entre o Colégio Madalena Sofia (Av. Tomás Espíndola) até o acesso ao Distrito Industrial (Av. Durval de Góes Monteiro).

No total, serão instalados 66 semáforos inteligentes em vias da capital

A próxima etapa será a semaforização inteligente na Avenida Menino Marcelo, com mais 21 equipamentos implantados.

De acordo com a SMTT, os equipamentos possuem um funcionamento autônomo. O sistema identifica variações de comportamento do fluxo de veículos e adapta o funcionamento dos semáforos de acordo com a situação da via a cada ciclo, atuando em tempo real na otimização da distribuição dos tempos de verde, ciclos e defasagens.

Agilidade e segurança

Ainda de acordo com a Superintendência, tendo como base estudos de ganhos obtidos com a semaforização inteligente em outras cidades, obteve-se uma redução média de 47% no tempo de viagem.

“Esse e outros dados indicam o quanto a semaforização inteligente pode beneficiar o maceioense e turistas que visitam nossa capital. É mais agilidade e segurança para o trânsito de Maceió”.

Uma campanha educativa, com caráter informativo e de divulgação das melhorias, será realizada em breve pela equipe de Educação no Trânsito da Superintendência.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE