A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) promove, esta semana, ações itinerantes de saúde em dois shoppings da capital, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: 21 de Setembro.
As atividades tiveram início nesta terça-feira (20) com a realização de uma roda de conversa sobre autismo. O evento foi realizado no Parque Shopping.
“Estamos aqui com a nossa equipe multidisciplinar do Serviço de Reabilitação Intelectual da Adefal, que está abordando como tema o autismo. Antigamente, a gente identificava um maior número de reabilitação por paralisia cerebral e outras patologias, mas, nos últimos anos, essa demanda de autismo foi crescendo”, revelou Jade Magalhães, assessora de Comunicação da Adefal, em entrevista à TV Gazeta.
Nesta quarta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a ação de saúde itinerante acontece no Maceió Shopping, das 10h às 15 horas.
Serão ofertados serviços gratuitos como verificação de pressão arterial, testes de glicemia para identificação do diabetes e audiometria, que avalia a capacidade auditiva através de estímulos sonoros.
Jade alerta que é cada vez maior o número de casos de perda de audição por conta, sobretudo, do uso de fones de ouvido.
“A nossa preocupação é evitar a deficiência. A gente não presta atenção, mas a cada momento a gente vem perdendo um pouco da nossa audição. Estamos trabalhando a prevenção para que as pessoas não precisem fazer uso do aparelho (auditivo)”, reforça.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.