Maceió, AL

30°C
Clear sky

Abertas matrículas para jovens e adultos em escolas de Maceió

Prazo para confirmação de inscrição termina dia 21/08; confira lista de documentos exigidas pela Secretaria de Educação
Jovens e adultos podem se matricular a partir de hoje, em turmas de Ejai, em Maceió

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou, nesta quinta (17), as matrículas e rematrículas da modalidade de Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI) para o período letivo 2023.2.

O aluno que deseja renovar a matrícula, para dar continuidade aos estudos, tem até o dia 21 de agosto para confirmar a permanência na unidade de ensino em que estuda atualmente.

PUBLICIDADE


Os estudantes que buscam entrar na Rede Municipal de Ensino, por meio da EJAI, têm até 24 de agosto. Eles devem procurar uma unidade de ensino próxima a sua moradia para realizar a matrícula.

Para realizar a matrícula, os interessados devem apresentar os seguintes documentos:

  1. RG e CPF;
  2. certidão de nascimento;
  3. cartão do programa “Bolsa caso possua;
  4. Número de Identificação Social;
  5. Cartão SUS;
  6. três fotos 3×4 atualizadas;
  7. documento original de comprovação de escolaridade e histórico médico escolar.

Caso o aluno não tenha documento que comprove escolaridade ou sequer tenha sido alfabetizado, ele passará por uma avaliação de classificação.

Quanto à transferência interna, quando o estudante muda de região, ele deve solicitar na unidade de ensino em que estudava. O prazo é de 22 a 24 de agosto.

A confirmação do processo de transferência deverá ocorrer através do comparecimento dos pais ou responsável legal, ou o próprio estudante maior de idade, à unidade de ensino designada.

O aluno EJAI tem direito como qualquer outro estudante da Rede, como o Passe Livre, direito ao transporte escolar, materiais didáticos, entre outros benefícios.

A Rede de Ensino de Maceió oferta o 1° segmento, que dura 2 anos, e 2° segmento, que dura 2 e meio, na modalidade.

Mercado de Trabalho

Para este novo período letivo, Maceió traz novidades na grade curricular da EJAI, conforme explica o coordenador de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Ricardo Almeida.

As disciplinas “Mercado de Trabalho” e “Projeto de Vida” são as novidades deste ano letivo. O foco, neste caso, é o mercado de trabalho para os alunos matriculados.

“Vamos trabalhar dentro da metodologia do projeto conectando saberes com a matemática, articulando os componentes curriculares dentro das áreas do conhecimento e trazendo para a matemática”, concluiu o coordenador.