Maceió, AL

30°C
Clear sky

AAPPE Aprendiz abre vagas para qualificação profissional de jovens e PCDs

Lançamento oficial do programa acontece nesta quarta-feira (24), às 14 horas, no auditório do IRES, em Jatiúca
Inicialmente, o programa vai ofertar a qualificação profissional para as áreas de varejo, administração e alimentação (foto: AAPPE)

O Programa AAPPE Aprendiz está com vagas abertas para jovens de 14 a 24 anos e pessoas com deficiência de qualquer faixa etária. A iniciativa é da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) e tem como objetivo incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Alagoas.

O lançamento oficial do Programa AAPPE Aprendiz acontece nesta quarta-feira (24), às 14 horas, no auditório do Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES), localizado próximo à Casa da Picanha, na Rua Doutor Antônio Gomes de Barros,66, na Jatiúca.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A solenidade vai celebrar o 3º Ciclo do de Empregabilidade PRONAS e promover discussões sobre os desafios do Jovem Aprendiz no mercado de trabalho.

Qualificação

Inicialmente, o programa vai ofertar a qualificação profissional para as áreas de varejo, administração e alimentação.  A duração do curso e das atividades nas empresas podem durar de 16 a 24 meses.

Já a dinâmica de atividade semanal inclui um dia de atividade de aprendizagem teórica com ensino da grade curricular de conhecimentos gerais, língua português e matemática com a equipe do AAPPE Aprendiz; e outros quatro dias de atividade na empresa contratante.

A contratação dos aprendizes será realizada em regime de contrato CLT, com remuneração de meio salário mínimo, férias e 13º salário.

Segundo as regras do programa, as pessoas com deficiência não precisam comprovar escolaridade. No entanto, de acordo com a coordenadora de aprendizagem da AAPPE, Rubiane Sousa, a instituição estimula o participante a buscar a inclusão em unidades da rede de ensino.

Já os jovens que não têm deficiência precisam comprovar que já concluíram os estudos ou que estão cursando o ensino fundamental ou médio.

BPC/LOAS

Além disso, o programa de aprendizagem também vai atender ao público assistido pelo Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS), sem qualquer suspensão de pagamento.

Rubiane Sousa explica que o ingresso destes segurados como aprendizes nas empresas não afetam a permanência do benefício.

“A participação no programa de aprendizagem não afeta quem é assistido pelo BPC/LOAS. Não há perigo. A lei permite a inserção no mercado de trabalho. Logo, fazemos um apelo também para que esses segurados venham aproveitar essa oportunidade de qualificação profissional ofertada pela AAPPE”, reforçou Rubiane.

Os interessados devem procurar o setor de Empregabilidade e Inclusão da AAPPE, situado na Rua Dr. Antônio Gomes de Barros, 66, Jatiúca, em frente à Casa da Picanha. As vagas serão distribuídas conforme as oportunidades abertas por empresas parceiras.

O esclarecimento de dúvidas e pedidos de mais informações podem ser feitos através do número (82) 99602-0710.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE