Os 50 novos conselheiros tutelares eleitos em outubro de 2023, em Maceió, tomaram posse nesta quarta (10) para defender os direitos e promover o bem-estar social das crianças e adolescentes da capital.
Os conselheiros vão atuar no quadriênio de 2024 a 2027 e foram escolhidos por voto direto da população. Antes da eleição, eles participaram de um curso de formação, requisito para disputar o pleito.
“O conselheiro tutelar tem papel fundamental para a proteção integral da criança e do adolescente”, afirmou o prefeito JHC, durante posse dos novos conselheiros.
Direitos das crianças e adolescentes
Leandra Januario foi eleita conselheira pela terceira vez e atua na região do bairro do Feitosa. Ela destacou a importância do Conselho Tutelar na sociedade.
“O Conselho Tutelar zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Estou muito feliz com o reconhecimento da população para ser reconduzida pela terceira vez neste trabalho”, disse.
Para o secretário de Desenvolvimento Social do município, Fernando Davino, a cidade de Maceió assegura a garantia de direitos e proteção das crianças e adolescentes da capital.
Conselhos Tutelares criados em 1990
O Conselho Tutelar foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, em 1990. É um órgão independente, vinculado às prefeituras, para representar a sociedade nos direitos à população infantojuvenil.