O programa Dignidade Menstrual vai distribuir mais 147 mil pacotes de absorventes higiênicos para 12 mil adolescentes em 18 escolas públicas de Maceió. Os itens estarão disponíveis para meninas em situação de vulnerabilidade social tão logo seja concluída a aquisição via processo licitatório.
Os 147 mil pacotes com absorventes serão adquiridos por até R$ 247.256.16 reais, apurou a reportagem do AlagoasNotíciaBoa. A distribuição gratuita dos produtos deve beneficiar milhares de adolescentes que não têm condições de comprar regularmente o item de higiene pessoal.
A distribuição dos absorventes, cuja finalidade é a absorção do sangue eliminado pela menstruação, integra o programa Dignidade Menstrual, lançado pela Prefeitura de Maceió em março. Desde então, técnicos e professores dialogam com as estudantes sobre autocuidado e higiene íntima.
A secretária-adjunta de Educação, professora Emília Caldas, afirmou ser preciso quebrar tabus sobre o tema. “Iremos em cada escola beneficiada, quebrando tabus e reforçando questões como a higiene da mulher e o autocuidado, sempre de forma natural, como deve ser”, avisou.
Os primeiros 6 mil absorventes entregues às estudantes, em março, foram doados pela Cruz Vermelha à Secretaria Municipal de Educação (Semed), explica nota enviada ao ALNB. Ao usar absorventes, alunas se livram do constrangimento de terem roupas manchadas pelo sangue menstrual.