As festas de São João realizadas no último fim de semana nos estados do Nordeste estimularam uma alta no consumo – impulsionada pela celebração da data mais importante do calendário junino ter caído em um sábado este ano.
Segundo dados da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, o faturamento do varejo nos nove estados da região cresceu 19% entre os dias 23 e 25 de junho (sexta a domingo), na comparação com mesmo período do ano passado (dias 24 a 26 de junho de 2022).
Considerando a quantidade de transações, o avanço foi de 22%.
Os segmentos relacionados à alimentação e bebidas puxam a alta – com faturamento 58% maior no setor de bebidas, + 41% em empresas de fabricação e distribuição de alimentos, + 39% em hipermercados e + 38% em comércios de alimentos especializados.
As vendas de calçados e vestuário também tiveram avanço significante, com alta de 43% e 42%, respectivamente.
Fast foods
O setor que mais avançou, segundo os dados da Rede, foi o de fast foods.
“Identificamos que os segmentos que mais cresceram estão mesmo relacionados ao comércio nas festas juninas, com setores mais relacionados a produções em larga escala. Mas o setor que mais avançou, surpreendentemente, foi o de fast foods, com um avanço bastante relevante de 124% em relação ao mesmo período do ano passado”, explica Angelo Russomanno, diretor da Rede Itaú.
Maceió
Em Maceió, a Prefeitura estima que R$ 200 milhões sejam injetados na economia local, aumentando também o faturamento de 11 mil empresas.
Ao todo, 428 ambulantes foram cadastrados pela Secretaria de Segurança Cidadã (Semsc) para trabalhar nos sete polos do São João Massayó, distribuídos pela capital.
O Município destaca que os shows são um incentivo para o giro da economia criativa de Maceió e contribui ainda para a geração de emprego e renda.
Com Assessorias