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Turismo brasileiro registra melhor 1º semestre desde 2015

Empresas nacionais faturaram, juntas, R$ 112,4 bilhões, montante 14,9% maior do que no mesmo período do ano passado
FecomercioSP aponta que tendência é que o 2º semestre mantenha curva ascendente, tanto por causa das viagens a lazer quanto pelo crescimento dos eventos corporativos nas principais capitais (foto: Setur)

O turismo nacional teve, este ano, o melhor primeiro semestre desde 2015. Os dados são de levantamento elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A instituição avalia que a atividade segue consolidando recuperação pós-pandemia com números significativos para um setor que, até 2022, ainda contava prejuízos.

No primeiro semestre do ano, as empresas nacionais do setor faturaram, juntas, R$ 112,4 bilhões — um montante 14,9% maior do que no mesmo período do ano passado.

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Segundo a entidade, a tendência é que o segundo semestre de 2023 mantenha a curva ascendente, tanto por causa das viagens a lazer quanto pelo crescimento dos eventos corporativos nas principais capitais do país.

Inflação em queda

A perspectiva se alinha com a melhora da economia brasileira, que registrou alta nas taxas de empregabilidade e queda na inflação nos últimos meses, o que dá mais recursos às famílias para investir em produtos de turismo.

Para além dos prognósticos, alguns segmentos ajudaram a puxar o desempenho positivo do semestre. De acordo com a FecomercioSP, a partir de agora, essa análise é possível graças à modernização da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que permitiu à equipe técnica da Federação detalhar o faturamento do setor como um todo dentro de categorias.

Dessa forma, a pesquisa passará a contemplar oito segmentos diferentes, seguindo o mesmo padrão de estudos nacionais sobre turismo, como os que são elaborados pela própria FecomercioSP: transporte aquaviário, locação de meios de transporte, alojamento, transporte aéreo de passageiros, transporte rodoviário de passageiros, agências e operadoras de turismo, alimentação e atividades culturais, recreativas e esportivas.

Alta

Considerando essas categorias analíticas, os resultados das empresas de transporte aéreo de passageiros, como companhias de viagens, foram os que mais contribuíram para o desempenho geral: no primeiro semestre, o faturamento delas subiu 22,9% no período, em comparação a 2022.

Dados e análises técnicas sugerem que isso aconteceu porque o número de pessoas viajando de avião já é maior hoje do que no período pré-pandêmico — que se explica, por sua vez, pela redução do tíquete médio das viagens aéreas em comparação ao ano passado.

Essa realidade, inclusive, tende a arrefecer aumentos contínuos das receitas do segmento ao longo dos próximos meses, projeta a FecomercioSP.

Outro segmento que cresceu bastante de janeiro a junho foi o de locação de meios de transporte, como locadoras de veículos, que faturaram 22,4% a mais agora do que no mesmo intervalo de 2022.

Na mesma toada, alojamentos — incluindo toda a rede hoteleira — obtiveram um acréscimo significativo de 23,8% nas receitas. 

Migração

única área com resultado negativo no período analisado foi o de transporte rodoviário de passageiros, que perdeu 4,9% do faturamento em seis meses.

No entendimento da Federação, esse número fica mais compreensível quando se observa o retorno gradativo do público às viagens aéreas — que, por causa dos preços mais altos, haviam migrado para trajetos rodoviários durante e após a pandemia.

De acordo com a FecomercioSP, os resultados são positivos e os prognósticos se mantêm até o fim do ano, mas observa que ainda não é o cenário perfeito, principalmente porque os custos operacionais ainda estão altos, pressionando o caixa das empresas mesmo em um contexto de melhora nas receitas.