A Diaspora.Black, startup líder em afroturismo e treinamentos de diversidade e inclusão B2B, informa que está à frente do projeto “Afroturismo no Brasil”, uma iniciativa estratégica em parceria com a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe) e a Embratur.
O objetivo é mapear – até dia 18 de abril – e promover experiências turísticas afro-brasileiras que atendam ao público internacional, conectando empreendedores negros a viajantes estrangeiros em busca da riqueza cultural negra do país.
Com critérios como capacidade de atendimento em inglês, espanhol ou francês, experiência comprovada com turistas estrangeiros e equipe majoritariamente negra, o projeto busca criar um catálogo nacional que destaque roteiros autênticos – desde gastronomia e religiosidade até música e história –, fortalecendo a economia local e a representatividade afro no turismo.
“Queremos posicionar o Brasil como um destino global de afroturismo, mostrando que nossa cultura negra é um patrimônio vivo e acolhedor. Essa é uma oportunidade para empreendedores negros ganharem visibilidade internacional e para o turista estrangeiro vivenciar o Brasil além dos clichês”, afirma o cofundador da startup e diretor de operações Antônio Pita.
Empresas e iniciativas que cumpram os requisitos têm até 18 de abril para se cadastrar no formulário disponível no link. O levantamento, que levará cerca de 20 minutos, servirá como base para políticas públicas e ações de promoção turística.
Sobre a Diáspora Black
Fundada em 2016, a Diáspora Black é uma startup líder de mercado em promover conhecimento sobre lugares, pessoas e histórias da cultura negra a nível global. Com um compromisso em oferecer experiências vinculadas à cultura afro, a startup de impacto social visa resgatar e fortalecer o DNA preto através da conexão com a ancestralidade.
A Diáspora Black já impulsionou a conscientização, a diversidade e a inclusão em diversas empresas, impactando milhares de pessoas com suas metodologias aplicadas em consultorias e treinamentos para promoção da equidade racial e já alcançou 18 países, está presente em mais de 140 cidades e possui uma comunidade engajada no mesmo propósito de 65 mil pessoas.