A startup alagoana Nosso Mangue, que atua no Pontal da Barra, em Maceió, foi a grande vencedora do Demoday BNDES Garagem. O prêmio, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reconhece negócios que geram impacto social e ambiental.
A premiação ocorreu no Rio de Janeiro, na noite da quarta-feira (8). O Nosso Mangue concorreu com outras 604 startups de negócios de impacto de todo o Brasil.
A startup alagoana oferece crédito de carbono comercializando lotes de mangues para indústrias e instituições para realização de compensação ambiental. Inicialmente, a solução prioriza a recuperação das ilhas do bairro do Pontal da Barra com intuito de resgatar as áreas degradadas nos ecossistemas dos manguezais.
A startup é umas das 15 propostas inovadoras que são apoiadas pelo Programa Geração do Hoje – Indústria (GdH-Indústria), uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
A iniciativa visa apoiar o empreendedorismo inovador, com metodologia de inovação aberta executada pelo Hub Senai de Inovação e Tecnologia.
A startup já tem resultados que mostram o impacto ambiental no bairro do Pontal da Barra. Mais de 10 mil mudas foram plantadas em uma área equivalente a quatro campos de futebol que antes era desmatada. Até o final de 2022, a startup recolheu mais de meia tonelada de resíduos sólidos da área de manguezal.
A CEO e fundadora do Nosso Mangue, Mayris Nascimento, explica que o foco de atuação da startup está na resolução de problemas socioambientais.
“Conseguimos atuar dentro de três problemáticas mundiais, desde o combate ou minimização da fome, desmatamento dos manguezais e mitigação dos gases de efeito estufa. O mangue tem essa capacidade de mitigar de 5 a 10% a mais dos gases de efeito estufa quando comparado aos outros biomas”, ressalta Mayris.
Incubadora
O ponto de partida do Hub Senai de Inovação e Tecnologia é transformar boas ideias em negócios inovadores. Além de servir como um ambiente de integração de startups, empresas, investidores e centros de pesquisa. Tudo isso com estrutura física, laboratórios, time qualificado, processos otimizados e integração com os Institutos Senai de Inovação e Institutos Senai de Tecnologia.
“Inovação e tecnologia devem estar a serviço das indústrias e da sociedade e o SENAI, em todo o país, está preparado para apoiar o desenvolvimento econômico regional e nacional”, destaca o diretor de Inovação e Tecnologia do Senai Nacional, Jefferson Gomes.