A startup alagoana Amitis foi a campeã, no estágio de Criação, da edição 2023 do programa de aceleração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES Garagem. Os vencedores foram anunciados, na quarta-feira (26), durante o evento “Impact Day 2023”, na sede do Banco, no Rio de Janeiro.
A Amitis recebeu prêmio de R$ 20 mil. A empresa é uma startup de impacto que tem como foco o combate à fome em comunidades socioeconomicamente vulneráveis.
“Temos orgulho em falar que dentre mais de 1400 empresas, ficamos em primeiro lugar no programa BNDES Garagem Negócios de Impacto, em uma competição super disputada com negócios de impacto incríveis de todo o país”, destacou a empresa em suas redes sociais.
A startup criou uma cadeia de produção de alimentos com hortas hidropônicas feitas a partir de materiais sustentáveis, com o objetivo de melhorar problemas relacionados à fome na sociedade.
Para isso, a Amitis vende para empresas com responsabilidade social, que financiam as aplicações para comunidades vulneráveis, o que gera impactos como geração de renda, promoção e distribuição de alimentos nutritivos e educação ambiental e alimentar.
“Mais uma vez, colocando o nome de Alagoas no topo do cenário nacional de impacto e isso muito nos orgulha, pois, queremos fazer do mundo um lugar melhor para todos nós, a começar pelo nosso Estado”, ressaltou a startup, destacando o apoio do Sebrae Alagoas, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).
Tração
A paulista NaPorta foi a vencedora no estágio de Tração e recebeu prêmio de R$ 30 mil.
A partir da dificuldade de casas nas favelas brasileiras receberem encomendas, a startup oferece uma solução que visa desenvolver, capacitar e empregar moradores de periferias como entregadores, proporcionando dignidade e senso de pertencimento por meio de serviços como entrega no último quilômetro, logística reversa, entre outros.
A NaPorta também oferece um CEP Digital para que os moradores tenham acesso a todos os serviços disponíveis nas áreas urbanas, sem custos adicionais.
Em parceria com o Consórcio AWL, formado por Artemísia, Wayra e Liga Ventures, a edição deste ano do BNDES Garagem teve como objetivo fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups de impacto que contribuam para a solução de problemas sociais ou ambientais.
“No nosso processo de pivotagem, o programa ajudou a gente nos conectando com mentores, o que nos possibilitou enxergar melhor o mercado, entender melhor o nosso cliente, que é algo que antes não conseguíamos fazer bem e, com isso, conseguimos fechar contratos. Saímos de um ano em que vendemos um produto, para três meses em que vendemos mais de dez. Isso, para a gente, é muito significativo”, disse a CEO da Amitis, Liliane Vicente, que tem a irmã Lilian como sócia.
Com Agência BNDES de Notícias