Uma ideia que nasceu no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas está ganhando o Brasil. O “Conselho Class”, desenvolvido pelas orientadoras educacionais do Senai Poço, Ariana da Silva Barros e Vanessa Tenório de Cerqueira Albuquerque; e de Arapiraca, Cristiana Cândido dos Santos e Cristine Gonçalves Barbosa, ficou em terceiro lugar no Grand Prix Senai Pedagógico 2023.
O desafio foi lançado durante a 7ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreu em fevereiro deste ano.
“Foi muito especial essa premiação. Assim, podemos contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem significativa conforme as demandas da indústria e da sociedade”, relata Cristiana Cândido.
A competição realizada pelo Senai Nacional valoriza as melhores soluções no campo educacional, por meio da apresentação de ideias inovadoras, direcionando o potencial das equipes pedagógicas para o benefício coletivo.
“Pensamos na solução Conselho Class, um conselho de classe on-line, com a perspectiva de melhorar a fluidez dos processos pedagógicos do Senai”, explica Vanessa Tenório.
A ideia das orientadoras educacionais do Senai Alagoas visa otimizar tempo e espaço, facilitar a participação dos envolvidos, incluir no processo pedagógico uma ferramenta digital já existente, estimulando a cultura digital, priorizar a resolução das demandas pedagógicas da comunidade escolar, além de humanizar as práticas educativas.
“O Conselho Class é um conselho de classe on-line inovador e eficaz, que utiliza como ferramenta digital o Google Classroom para registrar as necessidades da comunidade escolar analisando soluções efetivas proporcionando também agilidade nas resoluções das demandas”, relata Ariana Barros.
Fase piloto
A solução está sendo implantada, em fase piloto, em 46 unidades do Senai de 21 estados, entre os meses de maio e julho, por meio de mentorias on-line.
“Está sendo gratificante essa troca de conhecimentos entre estados, um aprendizado que vai possibilitar uma melhoria nos processos de ensino e aprendizagem, contribuindo na qualidade e na comunicação entre os envolvidos no processo”, destaca Cristine Gonçalves.