Maceió, AL

30°C
Clear sky

Solução inovadora criada no Senai AL será implantada em 21 regionais

Conselho de classe on-line utiliza como ferramenta o Google Classroom para registrar necessidades da comunidade escolar
"Conselho Class” foi desenvolvido pelas orientadoras educacionais do Senai Poço, Ariana da Silva Barros e Vanessa Tenório de Cerqueira Albuquerque; e de Arapiraca, Cristiana Cândido dos Santos e Cristine Gonçalves Barbosa (foto: divulgação)

Uma ideia que nasceu no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas está ganhando o Brasil. O “Conselho Class”, desenvolvido pelas orientadoras educacionais do Senai Poço, Ariana da Silva Barros e Vanessa Tenório de Cerqueira Albuquerque; e de Arapiraca, Cristiana Cândido dos Santos e Cristine Gonçalves Barbosa, ficou em terceiro lugar no Grand Prix Senai Pedagógico 2023.

O desafio foi lançado durante a 7ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreu em fevereiro deste ano.

PUBLICIDADE


“Foi muito especial essa premiação. Assim, podemos contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem significativa conforme as demandas da indústria e da sociedade”, relata Cristiana Cândido.

A competição realizada pelo Senai Nacional valoriza as melhores soluções no campo educacional, por meio da apresentação de ideias inovadoras, direcionando o potencial das equipes pedagógicas para o benefício coletivo.

“Pensamos na solução Conselho Class, um conselho de classe on-line, com a perspectiva de melhorar a fluidez dos processos pedagógicos do Senai”, explica Vanessa Tenório.

A ideia das orientadoras educacionais do Senai Alagoas visa otimizar tempo e espaço, facilitar a participação dos envolvidos, incluir no processo pedagógico uma ferramenta digital já existente, estimulando a cultura digital, priorizar a resolução das demandas pedagógicas da comunidade escolar, além de humanizar as práticas educativas.

“O Conselho Class é um conselho de classe on-line inovador e eficaz, que utiliza como ferramenta digital o Google Classroom para registrar as necessidades da comunidade escolar analisando soluções efetivas proporcionando também agilidade nas resoluções das demandas”, relata Ariana Barros.

Fase piloto

A solução está sendo implantada, em fase piloto, em 46 unidades do Senai de 21 estados, entre os meses de maio e julho, por meio de mentorias on-line.

“Está sendo gratificante essa troca de conhecimentos entre estados, um aprendizado que vai possibilitar uma melhoria nos processos de ensino e aprendizagem, contribuindo na qualidade e na comunicação entre os envolvidos no processo”, destaca Cristine Gonçalves.