Maceió, AL

30°C
Clear sky

Solidariedade: saiba como doar ao povo Yanomami

CUFA Alagoas está engajada na campanha de alcance nacional; Ação da Cidadania também arrecada donativos
Objetivo do mutirão é reforçar as doações e a distribuição, amenizando o sofrimento dos Yanomamis (foto: Ricardo Stuckert / Agência Brasil)

Um movimento de solidariedade foi criado diante da situação de emergência no Território Indígena Yanomami, nos Estados de Roraima e do Amazonas. Organizações não governamentais (ONGs) como a Central Única das Favelas (CUFA), a Frente Nacional Antirracista (FNA) e a Ação da Cidadania estão arrecadando recursos financeiros e mantimentos.

A CUFA Alagoas também está engajada na campanha. Mantimentos podem ser entregues na sede do Quintal Cultural, na Rua Sol Nascente, bairro do Bom Parto, em Maceió.

PUBLICIDADE


A CUFA e a FNA estão promovendo um mutirão solidário para arrecadação de alimentos nas sedes físicas em todo o Brasil. Com o apoio logístico da Favela Log, as doações chegam até a região indígena.

O objetivo do mutirão é reforçar as doações e a distribuição, amenizando o sofrimento dos Yanomamis, afetados com aumento de casos de malária, infecções respiratórias e desnutrição. No dia 20 de janeiro, o Ministério da Saúde decretou emergência em saúde pública de importância nacional.

Além das doações nas sedes físicas de todo o país, a CUFA está arrecadando recursos por meio do PIX [email protected] ou pela vakinha virtualhttps://www.vakinha.com.br/3412341 .

Polos de saúde

A CUFA e a Frente Nacional Antirracista também pretendem construir dois polos de saúde a fim de atender a população Yanomami e outros indígenas, que não conseguem ter acesso aos centros hospitalares das capitais, mobilizando parceiros e a sociedade civil com o objetivo de arrecadar R$ 3 milhões na campanha.

A mobilização para a arrecadação da campanha Favelas com Yanomamis acontecerá entre os dias 27 de janeiro e 27 de fevereiro, com a previsão da pedra fundamental ser lançada no dia 1º de março.

Os canais para doações para o novo programa são o PIX [email protected],  a vakinha https://www.vakinha.com.br/3425141 e o site https://favelascomyanomami.com.br/.

Ação da Cidadania

Em ação coordenada junto aos órgãos do governo federal como o Ministério do Desenvolvimento Social, Funai, militares e entidades locais, a Ação da Cidadania está levando alimentos por meio da campanha SOS Yanomami.

Recursos financeiros podem ser doados pelo PIX: [email protected].

Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania nasceu em 1993, formando uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza.

Com Assessoria CUFA Alagoas