Maceió, AL

30°C
Clear sky

Robótica da Rede Sesi Alagoas se destaca em festival de Brasília

Com o tema “Oceano”, a competição se consolidou como a maior do Brasil, atraindo 2,5 mil estudantes
Alagoas obteve grandes conquistas, tanto individuais quanto por equipes (Fotos: Ascom Fiea)

A robótica da Rede Sesi de Educação Básica de Alagoas destacou-se, mais uma vez, durante o 7º Festival Sesi de Educação, realizado entre os dias 11 e 15 de março, em Brasília (DF). O evento reuniu competições de robótica educacional, exposições e momentos de aprendizado.

Com o tema “Oceano”, a competição se consolidou como a maior do Brasil, atraindo 2,5 mil estudantes de todas as regiões do país, divididos em 270 equipes. Entre os participantes, estavam alunos das escolas do Sesi, além de 23 escolas públicas.

PUBLICIDADE


As principais competições, que abrangem desde robôs de Lego até modelos de Fórmula-1 e robôs de até 56 kg, desafiaram jovens entre 9 e 19 anos, dos ensinos fundamental e médio.

Conquistas

Alagoas obteve grandes conquistas, tanto individuais quanto por equipes. Gabriela Toledo, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, foi a grande vencedora do Prêmio Bússola, um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado como técnica no Festival.

Além disso, Anita Araújo de Almeida, da FTCamb, e Ariana Serpa Tomaz, ambas da Sesi Senai FTBen, receberam o Prêmio Dean’s List, um dos maiores reconhecimentos da competição, dado aos alunos que mais se destacaram por sua liderança e dedicação.

Também de Alagoas, Renata Porto, da BBTECH, foi nomeada finalista do First Dean’s List, destacando-se ainda mais no cenário nacional.

“Essas conquistas reforçam a importância do Festival Sesi de Educação, que vai além da competição e incentiva o desenvolvimento de habilidades como empatia, liderança e colaboração”, celebrou a instituição.

A equipe Sesi Robocamb, da Escola Sesi Centro, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Maré de Ciência, na modalidade First Lego League (FLL). A premiação garantiu a vaga para o evento internacional de educação promovido pela Unesco, em Santos, no próximo mês de agosto.

Já a equipe Sesi Senai FTBen ficou com o segundo lugar no Prêmio Motivação, enquanto a equipe Sesi FTCamb, da Escola Sesi Centro, também garantiu o segundo lugar no Prêmio Design.

“Este resultado reafirma o compromisso da equipe do Sesi com a formação de jovens talentos, ajudando a construir o futuro das novas gerações por meio de uma educação inovadora. O desempenho de Alagoas no Festival Sesi de Educação é um reflexo da dedicação e do potencial dos estudantes, que continuam a se destacar e a conquistar o seu espaço”, afirmou a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy.

Gratidão

Ariana Serpa Tomaz, de 15 anos, expressou sua gratidão ao receber o Prêmio Dean’s List. “Este reconhecimento representa minha dedicação ao longo de três anos de robótica, e também o apoio de minha equipe e mentores”, afirmou.

Anita Araújo de Almeida, de 16 anos, destacou que o Festival Sesi de Educação vai além dos prêmios. “É sobre conexões e valores aplicados na prática. A experiência foi inesquecível e me preparou para representar meu estado no Campeonato Internacional, em Houston”.

Renata Porto, por sua vez, compartilhou o sentimento de orgulho por ser uma finalista do Dean’s List.

“O Festival é a oportunidade de conhecer novas pessoas, adquirir aprendizados e realizar sonhos. Ser reconhecida com o Dean’s List Finalist é a concretização de uma trajetória dedicada à robótica, e sou grata a todos que me apoiaram”, concluiu.

PUBLICIDADE