Maceió, AL

30°C
Clear sky

Olimpíada vai premiar alunos por boas práticas no uso da energia elétrica

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética abriu inscrições até 21/10 para instituições públicas e privadas
Olimpíada irá levar informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes (fotos: reprodução)

Com o objetivo de premiar a propagação de boas práticas no uso da energia elétrica e sustentabilidade entre os jovens, será realizada a 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022). E as inscrições para professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de cidades que integram a área de concessão da Equatorial Alagoas já estão abertas. A disputa vale para as instituições de ensino da rede pública e privada de todas as regiões do país. 

A Olimpíada irá levar informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas.

PUBLICIDADE


Os interessados poderão analisar o regulamento e confirmar sua participação na disputa até 21/10, acessando o ícone “Inscrições” no site https://onee.org.br/olimpiada. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800 606 9130.

A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal: CELESC Distribuição, CEMIG Distribuição, COPEL Distribuição, Grupo CPFL, Grupo EDP, Grupo ENEL, Grupo ENERGISA, Grupo EQUATORIAL, Grupo NEOENERGIA e LIGHT.

Premiação

Os participantes com melhor desempenho na ONEE receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.

No projeto piloto da ONEE, realizado em 2021, foram recebidas mais de 40 mil inscrições, de estudantes de 120 municípios. Para a edição deste ano, a expectativa é de que este número se multiplique, com mais de 180 mil inscritos de ao menos 500 municípios.

Futuro mais sustentável 

O presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares, ressalta que a ONEE tem o propósito de estimular a responsabilidade socioambiental no estado para um futuro mais sustentável e que essa iniciativa está alinhada com as ações da Equatorial Alagoas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual a Equatorial é signatária, visando promover a Educação de Qualidade, até 2030.

“A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma grande oportunidade para inserir a temática no âmbito escolar tornando os jovens alagoanos, principalmente aqueles que ainda não tem familiaridade com a área, que serão multiplicadores de opinião e de boas práticas o que irá contribuir com um planeta mais sustentável por meio do consumo consciente e eficiente da energia elétrica”, salientou o presidente.

Interessados poderão analisar o regulamento e confirmar sua participação na disputa até 21/10

Vale lembrar, que o estudante deve ser inscrito na olimpíada pelo representante ou colaborador da escola em que estuda, na série ou ano em que estiver cursando. Em caso de cadastro com dados errôneos (série, escola, outros), a inscrição do estudante será desclassificada.

Games e conhecimento

Professores e estudantes passarão por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. O curso direcionado aos estudantes que participarem da ONEE 2022 será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como: Introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

A disputa inclui as etapas de formação de professores através da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e off-line, incluindo a realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.

As etapas incluirão também a realização de “Blitz da Eficiência”, ações em datas pré-definidas, com a participação dos entes organizadores, educadores e alunos, com o objetivo de divulgar a Olimpíada.